Porto Alegre, segunda-feira, 04 de abril de 2016. Atualizado às 22h42.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6140 3,6160 1,51%
Turismo/SP 3,5800 3,7500 0,53%
Paralelo/SP 3,5800 3,7500 0,53%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Artigo Notícia da edição impressa de 05/04/2016. Alterada em 04/04 às 19h37min

Parabéns, Novo Hamburgo

Remi Scheffler

Falar de Novo Hamburgo, para mim, tem um significado especial. Afinal, foi a cidade que, incentivado pelos mais pais, escolhi para viver. Foi aqui que me casei, criei meus filhos, vejo nascer minha neta e administro a empresa da família. Aqui fui acolhido, e eu só tenho a agradecer por isto. No dia em que esta cidade comemora 89 anos de emancipação política e administrativa, gostaria de fazer algumas referências. Primeiro, àqueles pioneiros, que na distante década de 1820 escolheram este pedaço de chão para se instalarem, depois de uma longa viagem que teve início na Alemanha. Que visão daquele povo. Um pedaço de chão que não tinha nada, a não ser mato e banhados, se tornou vila e cresceu, ao ponto que decidiu deixar a mãe São Leopoldo.
Pulamos 100 anos na história e, na década de 1920, os descendentes dos pioneiros chegaram à conclusão que o melhor seria deixar o município mãe e nascer como município. Que atitude! Que vitória! Logo, logo, o filho se tornou maior, graças a abnegados moradores que viram um potencial econômico e souberam aproveitar cada fase do desenvolvimento. Empreendedores contaram com uma mão de obra qualificada, forte, e o foco na fabricação de sapatos permitiu que nos tornasse uma capital, a Nacional do Calçado. No embalo deste crescimento também ganhou o comércio e Novo Hamburgo é, hoje, um polo estadual.
Nestas quase nove décadas, só temos a agradecer. Aos pioneiros, aos que seguiram, todos com visão desenvolvimentista, preocupados em transformar esta terra num lugar agradável. Hoje, claro, temos algumas mazelas, natural para cidades médias e grandes. Mas certamente temos mais coisas boas para comemorar. Parabéns, Novo Hamburgo! Parabéns cidadãos que construíram e constroem esta cidade.
Presidente do Sindilojas-NH
COMENTÁRIOS


DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Marcas de Quem Decide
Este é o segundo ano consecutivo em que somos a marca mais lembrada e preferida do varejo na categoria de entidades empresariais
Porto Alegre no caminho da sustentabilidade
Incorporar a sustentabilidade está se tornando, cada vez mais, uma obrigação de qualquer cidadão
Geração de emprego contra a crise
O atual cenário econômico do País é uma discussão que tem dado muito "pano pra manga" em todos os setores da sociedade
Acupuntura e os profissionais de saúde
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5), vem a público manifestar-se quanto ao artigo "Acupuntura e a lei no Brasil"

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo