Porto Alegre, segunda-feira, 04 de abril de 2016. Atualizado às 22h45.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
32°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6140 3,6160 1,51%
Turismo/SP 3,5800 3,7500 0,53%
Paralelo/SP 3,5800 3,7500 0,53%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Imigração Notícia da edição impressa de 05/04/2016. Alterada em 04/04 às 20h16min

Turquia recebe primeiros deportados

BULENT KILIC/AFP/JC
Imigrantes protestaram contra o início da operação

A primeira leva de imigrantes e refugiados retidos na Grécia após cruzarem ilegalmente o Mar Egeu foi mandada de volta para a Turquia na manhã de ontem, no primeiro dia em vigor do acordo de deportação firmado entre o governo turco e a União Europeia (UE). Dois barcos levando ao todo 131 pessoas saíram da ilha grega de Lesbos rumo ao porto de Dikili. A maioria é oriunda do Paquistão e de Bangladesh, informou uma porta-voz da Frontex, a agência de vigilância de fronteiras externa da UE.
A previsão era que 250 migrantes e refugiados deixassem Lebos ontem, e outros 250 partissem de outra ilha, Chios, rumo à Turquia. Pela manhã, uma balsa saiu de Chios com 66 pessoas, a maioria afegãos.
Em Lesbos, moradores fizeram protestos contra a operação, com faixas escritas "Turkey is not safe" ("A Turquia não é segura"), em referência às incertezas sobre qual será o destino dos deportados quando chegarem ao território. Pelo pacto firmado entre a UE e o governo turco, todos os imigrantes e refugiados que chegaram à Grécia pelo Mar Egeu desde o dia 20 de março serão reconduzidos à Turquia, mas antes terão direito a pedir asilo em território grego. Segundo estimativas do governo da Grécia, cerca de 5 mil pessoas fizeram a travessia desde o dia 20. No total, há mais de 50 mil refugiados em solo grego, contando os que chegaram antes dessa data.
Ainda pelo que foi definido no acordo, para cada refugiado mandado de volta à Síria, outro será reassentado legalmente em um país da UE - é o chamado princípio do "um por um". Para essa troca, haverá um teto de 72 mil refugiados. Enquanto ocorria o embarque em Lesbos, um grupo de 16 sírios vindos da Turquia desembarcou no aeroporto de Hannover, 280 quilômetros a Oeste de Berlim.
Os refugiados ficarão temporariamente em um abrigo na cidade e depois serão distribuídos entre os países-membros do bloco - Alemanha, França, Finlândia e Portugal devem ser os primeiros a receber esse contingente.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Manifestantes italianos enfrentam a polícia na fronteira com a Áustria
Grécia detém refugiados em suas ilhas após atrasos no acordo de migração da UE
Migrantes que chegaram depois que o acordo entrou em vigor, no domingo, estavam sendo conduzidos para campos de refugiados previamente abertos nas ilhas de Lesbos e Quios
Papa compara indeferença com refugiados a tratamento dado a Jesus Cristo UE e Turquia enfrentam obstáculos para fechar acordo sobre imigração
As partes enfrentam, porém, importantes obstáculos pela frente, mas os europeus dizem que pretendem avançar entre si para definir que oferta fazer a Ancara

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo