Porto Alegre, quarta-feira, 06 de abril de 2016. Atualizado às 16h09.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
32°C
30°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6590 3,6610 0,51%
Turismo/SP 3,5900 3,8500 1,58%
Paralelo/SP 3,5900 3,8500 1,58%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Saúde 06/04/2016 - 16h09min. Alterada em 06/04 às 16h09min

H1N1 preocupa por circular mais cedo neste ano, diz ministro da Saúde

Folhapress

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse nesta quarta-feira (6) que o surto de gripe H1N1 em São Paulo preocupa por ocorrer mais cedo do que o período esperado para um aumento de casos.
"Estamos grandemente preocupados. Foi um surto que ocorreu de forma antecipada", afirmou, após evento de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti e o avanço do vírus da zika junto a alunos de uma escola pública de Riacho Fundo, no Distrito Federal.
Segundo Castro, a pasta "agiu prontamente" ao perceber o aumento de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) em São Paulo por H1N1 -o surto provocou corrida a clínicas particulares que dão vacina.
"Estávamos preparados para iniciar a campanha [de vacinação contra a gripe] no dia 30 de abril. Mas o vírus começou a circular mais cedo que nos outros anos. Entramos em contato com o Instituto Butantan, que fabrica a vacina, e começamos a distribuir [aos Estados] em 1º de abril. Distribuímos para o país inteiro, e começamos por São Paulo, onde está o foco de H1N1", afirmou.
Ao todo, o país já registra 444 casos de agravamento dos sintomas pelo vírus e 71 mortes. São Paulo concentra a maioria de casos, com 372 casos de SRAG e 55 mortes.
O ministro diz que a expectativa é que, até o dia 15 de abril, 50% de todas as doses da vacina já estejam distribuídas aos Estados. A partir do recebimento das doses, secretarias de saúde podem definir estratégias para a campanha de vacinação. Em São Paulo, a vacinação de crianças de até cinco anos, gestantes e idosos está prevista para iniciar mais cedo, em 11 de abril.
Já a campanha nacional está marcada para ocorrer em todo o país entre 30 de abril e 20 de maio. Castro lembra que a vacina é direcionada apenas para grupos de maior risco de desenvolver complicações pela gripe, como gestantes, idosos, crianças entre seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, presos e pessoas com doenças crônicas.
No evento, o ministro também voltou a defender que as pessoas façam "um sábado da faxina" para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como forma de evitar o avanço de dengue, zika e chikungunya. "Se cada um dedicar 15 minutos do seu tempo, já é suficiente", disse.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
STF decide que USP só pode fornecer estoque da pílula do câncer
Segundo o Supremo, que tomou ontem (5) a decisão, a universidade alega que as ações que liberam a substância colocam em risco a saúde dos pacientes, pois a fosfoetanolamina não tem eficácia e qualidade comprovada
Casa Branca anuncia que destinará US$ 589 milhões para combate ao vírus zika
Anteriormente, esses recursos estavam destinados à luta contra o ebola, em grande medida bem-sucedida
Laboratório nacional entra em consórcio para novas drogas
A farmacêutica brasileira Aché entrou no SGC, uma parceria internacional para acelerar o desenvolvimento de novos remédios
Anvisa aprova nova droga para câncer de pulmão e melanoma
Os imunoterápicos, bola da vez da indústria farmacêutica, são medicamentos que agem ativando o próprio sistema imunológico para que ele combata a doença

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo