Quer diferenciar sua empresa no mercado? Aprenda a contar hist�rias

Atualizado em 12/05/2016 08:22

Todas as empresas e negócios, sem exceção, têm a sua própria história. Especialmente em um país como o Brasil, na maioria das vezes, são casos de superação, lutas, frustrações e conquistas.
Para que se possa começar a criar uma identificação emocional forte com seu público alvo, é preciso contar essa história para ele. E, para alcançar o melhor resultado, deve-se usar técnicas profissionais, o chamado storytelling.
O storytelling é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações. Ele representa também como olhamos para diversos fatos e tomamos opiniões, já que somos influenciados por histórias e pela forma como as interpretamos.
Uma boa história deve ser autêntica e criativa. Deve fazer uma conexão emocional e pessoal com seu cliente, inspirar a ação e levar o público a uma jornada de mudanças e transformações.
As pessoas que contam e acreditam em histórias iguais possuem valores semelhantes. A visão de mundo que temos é, simplesmente, uma coleção de histórias sobre fatos que acreditamos.
Logo, uma boa narrativa é fundamental para criar uma sensação de "nós" (empresa e consumidor/cliente). Histórias compartilhadas, valores compartilhados, visões de mundo compartilhadas. A ideia de pertencer a um grupo específico, uma tribo.
Sem uma narrativa, não há conflito, porque não é possível existir "nós" se não houver "eles". Existem diversos modelos de enredos para se contar uma boa história. Utilize a que mais se adequa a sua história real e faça sua própria narrativa. Você pode até romancear, mas nunca mentir.
Existem seis modelos principais de enredo/narração: Jornada do Herói, Inimigo público comum, A jornada do idiota, Do fracasso à fama, Herói por acidente (herói relutante) e Nós somos iguais.
O ideal é que a narrativa escolhida tenha início, desenvolvimento e final coesos, e se desenrole por, no máximo, quatro parágrafos. Ela pode ser contada através de animação, vídeo, posts nas redes sociais, texto no site, folder, na lateral da embalagem de um produto ou mesmo em uma vitrine de loja. Não importa como você faça isso. O importante mesmo é contar uma bela história.
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Manoel Carlos Jr. � palestrante, criador do termo ENTITY_quot_ENTITYExperiencializeENTITY_quot_ENTITY e especialista em Business Comunication pela International English Institute Foto: Ronaldo Rizzutti/Divulga��o/Jc

Manoel Carlos Jr.

Publicit�rio
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais