Como o business coaching pode ajud�-lo a vencer a crise

Em artigo, Rodrigo Miranda diz que � preciso olhar para si mesmo

Atualizado em 20/04/2016 08:22

A crise econômica chegou para diversos setores do mercado brasileiro. Em meio ao aumento da inflação e de juros, muitas empresas estão fechando unidades e despedindo milhares de bons funcionários. Inclusive, o nível de desemprego aumentou mais de 40% no último ano no Brasil. É natural que os empreendedores sintam receio de perder o seu maior patrimônio, mas eu diria que o melhor a se fazer, no momento, é se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho e aproveitar a dificuldade para alavancar o seu negócio. Como? Utilizando o Business Coaching.
Diferente do que muitos empreendedores pensam, o processo de coaching não se relaciona à mentoria ou consultoria. Ele é contrário a convidar alguém "de fora" para intervir na empresa: o Business Coaching consiste em auxiliar o empresário a enxergar a si mesmo. Assim, são aplicados métodos para estimular as habilidades do coachee, acessar as suas qualidades e torná-lo consciente de suas atitudes.
Já que todos nós sabemos as consequências desastrosas da crise, é preciso desenvolver as próprias habilidades para vencê-las - e se diferenciar. O autoconhecimento pode ser a chave para a elaboração de estratégias essenciais e para o foco de prioridades. Você sabe quais são suas metas durante esse momento de instabilidade? Você conhece suas fraquezas pessoais para aperfeiçoar e desenvolver competências específicas? Você compreende como criar um planejamento e organizar-se?
Olhe para dentro. Compreenda a si mesmo acima de qualquer negociação. Perceba os seus defeitos e qualidades para estimular a inovação e liderança. Como disse anteriormente, a crise chegou para muitos segmentos, mas, se não quiser, você não precisa ser prejudicado por ela. Nesse caso, você pode tornar o momento de instabilidade econômica uma oportunidade de crescimento pessoal e equilíbrio da equipe. John Whitmore, grande coach para performance, define o método de maneira brilhante:
"Coaching é liberar o potencial de uma pessoa para maximizar o seu desempenho. É ajudar a aprender ao invés de ensinar".
 
Compartilhe
Artigos relacionados
Coment�rios ( )
Deixe um coment�rio

Sobre o Autor
Rodrigo Miranda, Coach membro do ICF Foto: Arquivo Pessoal/JC

Rodrigo Miranda

Coach membro do ICF
Publicidade
Newsletter

Receba no seu email todas as notícias sobre empreendedorismo. Cadastre-se:





Mostre seu Negócio
Redes Sociais