Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 19 de Abril de 2016 às 22:32

Opinião econômica: O 'day after'

Benjamin Steinbruch é diretor-presidente da CSN e presidente do conselho de administração da empresa

Benjamin Steinbruch é diretor-presidente da CSN e presidente do conselho de administração da empresa


Arquivo/JC
Infelizmente, o Brasil vive um momento de enorme tumulto. Ninguém dá ouvidos a nada, a não ser à discussão do impeachment presidencial e à eventual mudança de governo.
Infelizmente, o Brasil vive um momento de enorme tumulto. Ninguém dá ouvidos a nada, a não ser à discussão do impeachment presidencial e à eventual mudança de governo.
Apesar da decisão de domingo (17), favorável ao andamento do processo de afastamento da presidente, pairam enormes dúvidas sobre o que deve acontecer no curto prazo. Qualquer que seja o caminho a ser definido pelo Senado, com Dilma ou sem Dilma, o País vai precisar de tolerância entre as partes envolvidas nessa batalha política.
Não haverá ganhadores se a disputa descambar para a radicalização e a violência. Seremos todos vítimas. Esse é um lado da questão. Mas também seremos todos perdedores se, após a definição do Senado, o governo sucumbir à ideia de que a correção de rumos da economia pode se dar apenas com a adoção de um plano de austeridade.
Ressalve-se, desde logo, que o controle de gastos e o equilíbrio das contas públicas é absolutamente essencial. Sem controle de gastos, não é possívelbaixar a carga tributária e pensar em prosperidade.
Será, porém, um grave erro se no "day after" da crise o governo resultante ignorar medidas há décadas reivindicadas pela sociedade brasileira. A necessidade de reformas é uma unanimidade no País. Nem é necessário detalhá-las mais, porque o leitor já as conhece de cor: tributária, trabalhista, previdenciária e política.
Talvez esse governo pós-crise, entretanto, não seja capaz de fazê-las no curtíssimo prazo. Será compreensível se isso ocorrer, dada a enorme dificuldade de acordo político para aprová-las no Congresso.
Mas não será aceitável que a nova gestão deixe de adotar medidas emergenciais para a retomada do crescimento da economia, do emprego e da renda.
Não podemos cair na armadilha de que as políticas de estímulo ao consumo não funcionam mais para aquecer a economia só porque falharam nos últimos anos.
Grande parte dos problemas que enfrentamos hoje, com a recessão, decorre de erros cometidos na área monetária e cambial. Políticas de estímulo ao consumo não funcionaram também porque foram tomadas com câmbio fora do lugar e juros em níveis absurdamente elevados.
As políticas públicas buscaram incentivar o consumo com créditos especiais e com redução de impostos, por exemplo, enquanto mantinha-se o dólar abaixo de R$ 2,00. E isso foi uma dádiva para a China e outros países exportadores. Ou seja, essas políticas ajudaram a criar empregos no exterior, enquanto a indústria brasileira perdia competitividade e espaço no mercado interno. Basta observar o valor do deficit comercial da indústria brasileira de transformação, que passou de US$ 50 bilhões em 2014.
Com juros civilizados e câmbio no lugar, o estímulo ao consumo, num País de mais de 200 milhões de habitantes, pode funcionar, sem dúvida nenhuma, para puxar o crescimento. Tome-se o exemplo do vizinho Chile, talvez o país mais elogiado da América do Sul pela sua política econômica consistente. Para tentar escapar da recessão, esse país manteve em 3,5% sua taxa de juros na semana passada, embora a inflação esteja em 4,5%, acima da meta de 4%.
Não podemos cair na esparrela de achar que as regras do mercado são leis divinas. Bons governos agem para estimular os indutores da produção, do crescimento e do emprego, e não os que vivem da especulação financeira.
Diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional e presidente do conselho de administração da empresa
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO