Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Abril de 2016 às 23:45

Simone Leite é a nova presidente da Federasul

Simone foi eleita para o cargo pela maioria absoluta dos votos

Simone foi eleita para o cargo pela maioria absoluta dos votos


Marcelo g. ribeiro/jc
Marina Schmidt
A disputa histórica pela presidência da Federasul, que pela primeira vez em 88 anos realizou pleito para escolha do presidente, culminou com a eleição da primeira mulher a representar a entidade. Eleita pela maioria absoluta dos votos, a empresária Simone Leite deve ser empossada entre o final deste mês e a primeira semana de maio.
A disputa histórica pela presidência da Federasul, que pela primeira vez em 88 anos realizou pleito para escolha do presidente, culminou com a eleição da primeira mulher a representar a entidade. Eleita pela maioria absoluta dos votos, a empresária Simone Leite deve ser empossada entre o final deste mês e a primeira semana de maio.
"Estou superfeliz. O Interior todo estava aqui, dando força", descreveu Simone ao final da contagem dos votos. Dos 55 membros do Conselho Superior, 27 votaram na empresária, 19 optaram pelo economista e recém-eleito presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira - nove conselheiros não compareceram à votação, que ocorreu entre às 10h e 16h desta quarta-feira.
Simone classificou a vitória como uma "dupla conquista" por ser a primeira mulher no comando da Federasul e pela visibilidade dada às representações do Interior. Com ampla projeção entre as entidades interioranas, Simone confirmou à reportagem do Jornal do Comércio que pretende fortalecer ainda mais a participação das entidades localizadas em todo o Estado.
Essa articulação já vinha sendo trabalhada pela nova presidente por meio de dois programas que serão continuados: Pertencer, que apresenta produtos e serviços para as associações comerciais com intuito de promover a sustentabilidade financeira das representações, e Movimento Empresarial, que busca por novas lideranças e bandeiras efetivas nas regiões. Este último, pontua Simone, garante à Federasul aproximação com o poder público dos municípios e do Estado.
Nos últimos quatro anos, Simone vem se projetando como liderança entre as associações instaladas no Interior, graças à sua atuação como vice-presidente de Integração da Federasul, cargo que assumiu em 2012. "Nosso trabalho nesse período nos chancelou", confirma. Pereira concorda que a visibilidade do cargo sustentou boa parte da adesão à campanha da oponente. "O Interior foi o grande balizador dessa eleição", definiu.
O atual presidente da ACPA classificou a disputa como legal, limpa e ética. "O grande ganhador disso tudo é a Federasul, pois ambos trabalhamos a favor da entidade", enfatizou. Pereira destacou como positivas as mudanças sacramentadas neste ano na Federasul, que não só ampliou a participação de candidatos ao cargo de comando como desvinculou a presidência da Federasul e da ACPA - que até agora eram comandadas pelo mesmo presidente. "Fomos protagonistas dessa mudança, o que para mim é um orgulho."
Principal mantenedora da Federasul, a ACPA será conduzida para uma maior representatividade junto aos empresários da Capital, indica Pereira. "Vamos reabilitar o seu protagonismo e reestruturar o que for necessário", esclareceu. Ele projeta que já na próxima semana conseguirá iniciar os diálogos com a nova presidente da Federasul. "Antes a administração era muito compartilhada e agora cada um deve ter a sua diretriz", estabeleceu, ponderando que a relação entre as duas entidades deverá ser harmoniosa, porém mais independente.
Aos 38 anos, a presidente já esteve à frente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICs), foi secretária de Desenvolvimento Econômico do mesmo município, entre 2009 a 2011, além de ter sido candidata do PP ao Senado em 2014. Natural de Estância Velha, Simone é formada em administração de empresa, atua como diretora administrativo-financeiro do Grupo Urano, em Canoas, além integrar diversos conselhos superiores de empresas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO