Porto Alegre, sexta-feira, 01 de abril de 2016. Atualizado às 20h09.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
31°C
24°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5600 3,5620 0,97%
Turismo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
Paralelo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Tecnologia 01/04/2016 - 20h00min. Alterada em 01/04 às 20h09min

Conexões Globais debate projeto de desenvolvimento do Quarto Distrito de Porto Alegre

JONATHAN HECKLER/JC
A transformação da região da Vila Flores em distrito colaborativo de Porto Alegre foi tema de debate

Melissa Renz

Um debate sobre o projeto de transformação do Quarto Distrito de Porto Alegre em um polo de economia criativa e de inovação colaborativa abriu nesta sexta-feira (1º) o Conexões Globais, encontro com a cultura popular e digital que ocorre até sábado na Capital. Estiveram presentes Jorge Piqué, um dos idealizadores do Distrito C, o empreendedor João Wallig, o cientista político Tarson Núñez, a professora Ada Raquel Schwartz e o especialista em gestão de pessoas Walker Massa.
Neste ano, o Conexões Globais acontece no Espaço Cultural Vila Flores, que fica localizado no Bairro Floresta, parte integrante do Quarto Distrito.
O debate foi mediado por Cézar Augusto Busatto, economista e Secretário de Coordenação Política e Governança Local da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e teve a participação, por webconferência, do espanhol Josep Pique, vice-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos.
Experiências colaborativas foram o ponto de partida do debate, que discutiu caminhos possíveis para uma revitalização das cidades, além da simples mudança estética, buscando também a transformação profunda em nossas lógicas urbanas.
João Wallig, mentor e articulador do projeto Vila Flores, falou sobre a importância da participação da sociedade para esse processo dar certo. “A comunidade é a parte mais importante e precisa fazer a sua parte”, afirmou.
Tarson Núñez, que atua na FEE, afirmou a importância de ser cada vez mais colaborativo para conseguir competir num mundo global. Ele acredita que o grande desafio é como o conjunto pode ajudar no desenvolvimento humanitário. Em seguida, Walker Massa fez um exercício com o público, para demonstrar a importância das pessoas se conectarem umas com as outras fazendo todos conversarem com um desconhecido por cerca de um minuto.
O debate seguiu com a professora e urbanista Ada Raquel Schwartz que ressaltou que é necessário a compreensão da sociedade para a proposta dar certo. Ela conta que o objetivo é conectar todas as pessoas neste espaço. “Com a proposta da Economia Criativa, pensamos muito mais nas pessoas do que nos espaços. Pensamos em todos os potenciais da região”, afirma.
Para finalizar, Jorge Piqué falou sobre a grande importância da internet como ferramenta para o distrito criativo se comunicar e convidou as pessoas a conhecerem o distrito inteiro em visitas guiadas.
Criado em 2012, o Conexões Globais está em sua 5º edição e reúne comunicadores e ativistas dos mais diferentes movimentos sociais nacionais e internacionais, governos e organizações para discutir temas como ocupação dos espaços urbanos, manifestações sociais em rede, políticas públicas e diversidade sexual e de gênero.
O Conexões Globais tem programação até sábado, que pode ser acompanhada pela internet  no site www.conexoesglobais.com.br ou através dos sites parceiros – entre eles o Jornal do Comércio.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Conexões Globais debate uso da tecnologia na construção de cidades democráticas Prefeitura de Porto Alegre lança aplicativo e libera novas redes de internet livre Laboratório do Tecnopuc focará em cidades inteligentes Empresas aumentam uso de e-mail na nuvem

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo