Porto Alegre, domingo, 03 de abril de 2016. Atualizado às 22h21.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
33°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5600 3,5620 0,97%
Turismo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
Paralelo/SP 3,5800 3,7700 0,53%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Gestão Notícia da edição impressa de 04/04/2016. Alterada em 03/04 às 19h04min

Gramado recebe primeira edição de encontro de empresas familiares em abril

JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
Wener diz que evento busca ser um canal para troca de experiências

A cidade de Gramado recebe, nos dias 12 e 13 de abril, a primeira edição do Encontro de Empresas Familiares (Enef). A expectativa dos organizadores é reunir 25 cases empresariais de oito estados, que, juntos, somam mais de 1,5 mil anos de história e R$ 36 bilhões em patrimônio. Além disso, 400 empresários ligados ao setor devem participar da programação.
O tema principal do encontro - o processo de sucessão - será discutido a partir de palestras e rodas de conversa. A nível internacional, um dos destaques será a Codorníu de Barcelona, empresa com 460 anos e 18 gerações, exemplo a ser apresentado na abertura do evento. "A ideia é de que o encontro seja um canal de conexão entre as famílias, para troca de experiências", explica o consultor Werner Bornholdt, da Werner Bornholdt Consultores, empresa de Porto Alegre especializada em processos de sucessão familiar e criadora do evento.
"Além de sucessão, gestão é o principal desafio, assim como manter o empreendedorismo a partir da terceira e da quarta geração", destaca. Apenas entre 1% e 3% das empresas familiares superam a barreira da terceira geração, e entre 70% e 75% delas têm uma expectativa de vida inferior aos 25 anos, segundo o consultor.
De acordo com Bornholdt, o Enef é uma iniciativa anticrise. "A grande maioria das empresas familiares nasceu em momentos de necessidades. Acreditamos na capacidade de reação das pessoas e, por isso, será importante reunir cases de sucesso nesse evento", completa. Dos 25 cases que serão apresentados, 12 são de empresas gaúchas, seis paulistas, duas cariocas, duas capixabas, além de uma atração internacional, entre outras.
Os exemplos vêm de diversos setores, como indústria, comércio e serviços. As inscrições ainda estão abertas, mas são exclusivas para representantes do segmento, não sendo abertas ao público em geral.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Sérgio Maia assume presidência da ADVB/RS Superintendente do Trabalho assume em momento desafiador MEIs totalizaram 76% das empresas abertas em 2015 Apenas 9% das MPEs devem contratar crédito

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo