Porto Alegre, domingo, 24 de abril de 2016. Atualizado às 22h35.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
9999°C
19°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5700 3,5720 1,10%
Turismo/SP 3,4700 3,7200 1,63%
Paralelo/SP 3,4800 3,7200 1,63%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter


Observador

Notícia da edição impressa de 25/04/2016

A vitrine de Hannover

A crise, que afeta principalmente a indústria, não impediu à Fiergs organizar, em nome da CNI, a tradicional missão para a Feira Industrial de Hannover, embora com menos da metade dos participantes usuais, oriundos de cinco estados. Acontece que, se uma das soluções para crise é a inovação, o evento mundial atual que melhor apresenta as últimas versões em tecnologia industrial continua sendo a Feira de Hannover. A única vez na série recente em que os empresários brasileiros e entidades ligadas a eles não compareceram foi em 2010, devido ao fechamento do espaço aéreo europeu decorrente da erupção de um vulcão na Islândia. E isso aconteceu um dia antes do embarque, quando tudo já estava comprado, viagens e diárias de hotel.
Tendências industriais
A Feira Industrial de Hannover 2016 foi aberta na noite deste domingo e vai até a sexta-feira, para mostrar não só as mais recentes novidades da indústria, mas também suas tendências. O tema é "Indústria Integrada, Descubra Soluções", a ser apresentado por vários setores, como parecendo várias feiras em uma só.
Busca de tecnologia
A participação brasileira na feira já teve muitos expositores, mas, nos últimos anos, ela começou a se restringir mais a visitantes, que eventualmente fazem negócios (compra/venda e parcerias). Eles buscam muito mais uma avaliação técnica de seus produtos, comparando-os com os expostos.
Reunião de cúpula
Mais do que em outros anos, a feira deste ano deverá ter visibilidade especial com a presença do presidente dos EUA, Barack Obama, já que os EUA são seu país-parceiro. Com o que o presidente da França e os primeiros-ministros de Reino Unido, Itália e Alemanha decidiram reunir-se informalmente com ele lá mesmo.
Controle de acessos
A indústria que investe muito na inovação aqui no Estado é a Digicon, de Gravataí, que apresenta na Expo Seguridad Mexico, nesta semana, sua tecnologia pioneira de controle de acesso de pedestres, o dFlow, além das catracas Catrax Automatic. O México já é responsável por 40% de suas exportações no segmento.
A Internet das Coisas na Procergs
A internet das coisas (IoT), ou indústria 4.0, já começa a fazer parte do dia a dia das pessoas. Tanto que a Procergs, que desenvolve produtos sob demanda, conquistou com um deles, em 2015, o Operador Nacional dos Estados (ONE), onde entra a IoT, o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico. Ele buscar otimizar o trânsito entre caminhões e postos fiscais. Um chip de radiofrequência é colocado no caminhão e lido por antena antes de chegar no posto fiscal. Se não for preciso parar para averiguação, o caminhão segue livre, evitando que a carga fique parada por horas e diminuindo, com isso, em muito, as despesas, como reconhece o próprio Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Setcergs).
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
O condomínio em atraso
O novo Código de Processo Civil trouxe com sua atualização uma porção de novidades. Entre tantas, a mudança na cobrança do condomínio em atraso
Será o fim das incertezas?
A decisão da Câmara dos Deputados aceitando o impeachment da presidente Dilma Rousseff pode ter todos os vícios possíveis (e os têm a começar pelo seu condutor)
Continua o interesse pelo Brasil
Apesar da forte crise política econômica pela qual passa o Brasil e da imagem não favorável no exterior, continua muito vivo o interesse de investidores pelo País
Eletroeletrônica para pequenos
Restam 20 vagas para o projeto Abinee/Sebrae-RS de desenvolvimento de MPEs do setor eletroeletrônico

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo