Porto Alegre, quarta-feira, 06 de abril de 2016. Atualizado às 22h49.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
30°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6450 3,6470 0,89%
Turismo/SP 3,5900 3,8100 0,52%
Paralelo/SP 3,5900 3,8100 0,52%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel


Mercado Digital

Notícia da edição impressa de 07/04/2016

A cultura do faça você mesmo

Clientes de supermercados conseguirem pagar as suas compras diretamente em um terminal, sem ter que ir até um caixa operado por uma pessoa, já é uma realidade em muitas redes nos Estados Unidos, como a CVS Pharmacy. E faz sentido já que os americanos são muito familiarizados com a cultura "do it yourself". Na Europa isso também acontece com cada vez mais frequência. Os consumidores escolhem os seus produtos, se deslocam até um terminal e passam a se relacionar com a tela da máquina. O sistema lê o código de barras, mostra as opções de pagamento e até dá os descontos do cartão de fidelidade. É um modelo que reduz muito as filas dos caixas tradicionais. No que depender da Perto, essa ideia vai começar a se disseminar também por aqui. A empresa lançou essa semana um terminal de self checkout, durante a 18ª Feira e Congresso Internacionais de Automação para o Comércio (Autocom). A fabricante gaúcha quer iniciar a venda dessa tecnologia de autoatendimento ainda em 2016. O foco serão as redes de supermercados do Brasil.
Trezentas startups aceleradas I
Trezentas startups foram selecionadas essa semana para o 1º ciclo de aceleração de 2016 do InovAtiva Brasil, projeto criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (Mdic). Esse número é 136% superior ao da edição anterior. Das 77 gaúchas que estavam concorrendo, 23 foram selecionadas. As startups receberão, durante cinco meses, capacitação, mentorias e oportunidades de conexão com possíveis parceiros e investidores.
Trezentas startups aceleradas II
A área de TI foi a com maior número de empresas classificadas no InovAtiva Brasil, com 35%, seguida por Saúde (14%) e Serviços (11%). Os cinco melhores projetos avaliados até esta fase vieram de Campina Grande (PB), Goiânia (GO), Timbó (SC) e Fortaleza (CE). "O programa deste ano comprovou que existem bons projetos de startups em todas as regiões do Brasil e que precisavam apenas de uma oportunidade para serem descobertas e apoiadas", comenta o secretário de Inovação e Novos Negócios do Mdic, Marcos Vinícius de Souza.
Milhas pelo app
Quem costuma acumular milhas no Smiles terá agora a facilidade de emitir as suas passagens por meio de um aplicativo. Lançado ontem, o sistema permite a emissão de bilhetes em todas as tarifas, inclusive Smiles & Money (milhas dinheiro) nas 12 companhias aéreas parceiras da Smiles, como GOL, Delta, Air France e TAP. Esse é o primeiro app de programa de fidelidade a possibilitar a emissão direto do celular.
Criptografia ponta a ponta
O WhatsApp decidiu criptografar ponta a ponta as mensagens e ligações trocadas entre os seus usuários. Isso significa que essas comunicações agora serão blindadas desde o momento que saem do celular do remetente até chegar ao destinatário, o que inclui a passagem pelos servidores da empresa. Assim, esse conteúdo se torna inacessível a qualquer pessoa que não esteja diretamente envolvida na conversa, inclusive autoridades policiais. Essa semana, ao mandar mensagens para os seus contatos, alguns usuários já começaram a ser avisados dessa criptografia.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Não é uma bandeira branca Saúde na mira do cibercrime
Descubra onde estão as maiores oportunidades de obter lucro fácil e ilegal pela internet que lá estarão os cibercriminosos
IoT no campo
Ao que tudo indica, os profissionais do SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, vão ter bastante trabalho nos próximos meses
Arte, e-commerce e networking

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo