Porto Alegre, quinta-feira, 21 de abril de 2016. Atualizado às 23h52.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
29°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5310 3,5330 0,11%
Turismo/SP 3,4700 3,6600 1,34%
Paralelo/SP 3,4800 3,6600 1,34%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

game of thrones Notícia da edição impressa de 22/04/2016. Alterada em 20/04 às 18h17min

Nova temporada de Game of Thrones estreia neste domingo

HBO/DIVULGAÇÃO/JC
Sexta temporada de série da HBO retorna neste domingo

Difícil imaginar, no fim da década passada, que uma série baseada nos personagens do mundo fantástico e sanguinário de George R.R. Martin virasse um ícone de consumo cultural como Game of Thrones (GoT) é, hoje, no planeta. A ansiedade em torno da saga é tanta que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou à HBO o envio antecipado do capítulo de estreia da sexta temporada. Quem pode, pode.
Nós, fãs comuns, tivemos que esperar um ano pela noite deste domingo quando, às 22h, a emissora irá exibir, mundialmente, o primeiro episódio da sexta temporada de GoT - apelido da série. Os mais curiosos querem saber o que houve realmente com Jon Snow, o filho bastardo dos Stark violentamente esfaqueado no fim da temporada anterior e que parecia ter morrido.
Um dos segredos do sucesso da série parece ser justamente este: nada é o que parece ser. Os personagens principais podem ser trucidados do nada e a trama segue adiante, com um enredo delineado por traições, sexo, batalhas e muito, mas muito conchavo - afinal, todos querem é ocupar o famoso Trono de Ferro, cujo soberano manda nos Sete Reinos.
Game of Thrones deriva da série literária Crônicas de gelo e fogo, iniciada por Martin em 1996. As histórias são interligadas, mas focam, basicamente, em três eixos: uma guerra entre dinastias rivais pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros; e a luta de Daenerys Targaryen, filha de um rei deposto, para ocupar o trono que considera seu por direito. A série literária foi traduzida para vinte idiomas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu mais de 25 milhões de exemplares mundialmente.
GoT não economiza nas surpresas quando descamba para os assassinatos. Foi assim no primeiro ano, quando o patriarca dos Stark é decapitado a mando do psicopata rei Joffrey. Ou, ainda, no inesquecível casamento vermelho, ocorrido no fim da terceira temporada e que chocou fãs que não acompanham a trama pelos livros de Martin - muitos nem sonhavam com aquele banho de sangue. E Joffrey, terminando seu reinado literalmente roxo de tanto veneno? Merecido.
Nada disso seria tão bom sem um elenco de primeira. A pérfida Cersei Lannister, vivida brilhantemente por Lena Headley, tem alguns dos melhores diálogos - e cenas - da saga. Destaque também para Peter Dinklage, que interpreta Tyrion Lannister; Kit Harrington na pele do mocinho Jon Snow ganhou mais espaço na trama e, claro, não há como esquecer da destemida Daenerys, a mãe dos dragões, vivida pela platinada Emilia Clarke. É dela o rosto aparentemente morto estampado na foto acima. A HBO, para criar suspense, divulgou diversos cartazes com imagens de alguns dos principais personagens mortos.
A partir deste domingo até 26 de junho, 10 novos capítulos irão ao ar pela emissora norte-americana, sempre às 22h. As reprises acontecem durante a semana. Como tradicionalmente faz todo ano, a HBO abre seu sinal no primeiro fim de semana, buscando, assim, aumentar o burburinho e a audiência da série.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo