Porto Alegre, segunda-feira, 02 de maio de 2016. Atualizado �s 20h23.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
14°C
21�C
11�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,4890 3,4910 1,48%
Turismo/SP 3,4000 3,6300 2,25%
Paralelo/SP 3,4000 3,6300 2,25%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

FESTIVAL Not�cia da edi��o impressa de 03/05/2016. Alterada em 02/05 �s 16h57min

O Ovo Festival Sonoro ser� realizado pela primeira vez em Porto Alegre

RAQUEL BRUST/DIVULGA��O/JC
Carina Levitan � uma das organizadoras e participantes de evento que come�a hoje

Ricardo Gruner

Experimental, musical e híbrido: começa hoje o Ovo Festival Sonoro, que inclui workshops, apresentações, residência artística transmitida on-line e outras incursões. A programação acontece até o dia 15 de maio, com atividades na Sala II do Salão de Atos da Ufrgs (Paulo Gama, 110), na Galeria La Photo (Travessa da Paz, 44) e com acompanhamento pelo site ovofestivalsonoro.com.
Idealizado pela musicista Carina Levitan e pelas produtoras Sofia Ferreira e Francine Mello, o evento é dividido em duas fases. A primeira busca proporcionar uma imersão no universo das artes sonoras. Para isso, foi escalado o inglês David Toop, integrante da The Flying Lizards, banda experimental dos anos 1970, e também professor da London College of Communication e escritor de livros sobre audição e som. O britânico faz a abertura do evento e comanda um workshop com a performer japonesa Rie Nakajima. "Pensamos em estratégias para introduzir esse tema, que supostamente é de um nicho bem reduzido", explica Sofia.
Segundo Carina, que estuda as artes sonoras há cerca de 15 anos, o termo é relativamente novo. "Surgiu pela quantidade de artistas que começaram a trabalhar com som de formas diferentes. John Cage foi um dos primeiros a considerar que o ambiente também pudesse ser música, ele abriu algumas ideias", exemplifica. "E começou a se perceber que existia uma unidade nisso: artistas trabalhando com soundscape, construção de instrumentos, instalação sonora, performance em galerias de artes..."
Já a segunda metade do programa tem um aspecto mais prático. Além de incluir a apresentação dos participantes do workshop, o cronograma inclui uma residência artística com seis nomes: Carina Sehn; Leonardo Remor; Lucas Alberto Santos; Luciana Bass; Rodrigo Fernandez e Sissi Betina Venturin. As experiências dos selecionados vão desde a utilização de softwares de biologia para criação de música até pesquisa sobre a musicalidade do corpo.
O grupo terá condução do ator e poeta inglês Ollie Evans e pensará em trabalhos especificamente para o festival. A partir da transmissão pelo site do festival, a ideia é que os espectadores sejam, indiretamente, agentes de influência na criação desse material. "A esfera que propomos, muito alinhada a algumas premissas da arte contemporânea, é que o processo é também produto. E queremos aproximar o público", explica Sofia.
No último dia de atividades, está agendada uma compilação com parte dos integrantes do festival, na Galeria La Photo. A partir das 15h, os artistas residentes mostram o que desenvolveram, e Ollie Evans e Medula Experimentos Sonoros, grupo de pesquisa da Ufrgs, também se apresentam.
No fechamento, a própria Carina é outra atração: ela comanda, junto ao inglês Graham Mackeachan, o show Lote 3. Cada um em sua cidade, os dois se conectam pela internet para encontros e desencontros sonoros - e com projeção na Hundred Years Gallery, em Londres. "É uma galeria superativa na cena da música de improvisação, então vai ser uma costura legal", afirma ela, crente que o experimentalismo no som vem ganhando mais interessados.

Programa��o


HOJE - Sala II do Salão de Atos da Ufrgs
18h: Distribuição de senhas
18h30min: Abertura do Festival
19h30min: Masterclass com David Toop e Rie Nakajima
04/05 e 05/05 - Galeria La Photo
Workshops: David Toop & Rie Nakajima (esgotado)
Happy hour aberto ao público: Medula Experimentos Sonoros, às 18h30min
07/05 - Sala II do Salão de Atos da Ufrgs
Mostra aberta ao público: Apresentação dos workshops, às 19h30min
08/05 a 10/05 - Galeria La Photo
LAB Experimental com Ollie Evans: transmissão das 15h às 20h (acesso pelo site)
11/05 a 14/05 - Galeria La Photo
Artistas residentes: transmissão entre 15h e 22h (acesso pelo site)
15/05 - Galeria La Photo
Mostra encerramento: Artistas residentes, Medula Experimentos Sonoros, Ollie Evans e Lote 3 - transmissão entre 15h e 22h (acesso pelo site)
 
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Segunda edi��o do Gramado in Concert come�a nesta sexta-feira Acontece hoje o Sou Riso - Encontro internacional de palha�@s

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo