Porto Alegre, domingo, 01 de maio de 2016. Atualizado às 18h46.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
16°C
20°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,4380 3,4400 1,68%
Turismo/SP 3,4000 3,5500 1,11%
Paralelo/SP 3,4000 3,5500 1,11%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Opinião Notícia da edição impressa de 02/05/2016. Alterada em 29/04 às 18h35min

Ações de um trabalho planejado

Gustavo Winkelmann

Muitas micro e pequenas empresas fecharão as portas até o fim de 2016. Outras médias e grandes passarão por dificuldades. Tudo isso é sabido e claro. Se você procura a fórmula mágica para driblar a crise, sugiro se voltar para o trabalho planejado ou plano trabalhado. Algumas ações, se postas em prática, trarão resultados suficientes para você sair dessa tempestade e navegar pelos mares da oportunidade:
  1. Torne a caneta e o papel seus melhores amigos. Escreva as boas ideias e não as desperdice. Sua mente trabalha melhor quando você materializa suas intenções.
  2. Crie ou participe de um grupo de discussões empreendedoras, não para tratar problemas, mas, sim, para trabalhar soluções. Outras experiências podem poupar seu sofrimento.
  3. Dedique de 30 a 60 minutos, todos os dias, de trabalho para criar ou aperfeiçoar um procedimento da empresa, treinar a equipe, melhorar a negociação com fornecedores e inadimplentes. Busque algo inovador.
  4. Contrate colaboradores por perfil comportamental. Se você não tem tempo para trabalhar estrategicamente, significa que seus processos ou pessoas estão ineficazes. Contratar novos membros fará sua equipe se "despertar". O detalhe é que você deve buscar o perfil adequado ao cargo, senão estará atirando aleatoriamente.
  5. Leia um livro, participe de treinamentos ou tenha um mentor. Somente criando um fato novo no seu desenvolvimento é que as ações se tornarão mais atraentes para serem postas em prática.
  6. Elimine de perto de você as pessoas que te puxam pra baixo. Por mais legais que algumas pessoas sejam, por vezes, algumas mentalidades são contrárias às nossas. Não vale a pena bater em pedra se você pode lapidar diamantes.
  7. Planejamento e trabalho, nesta ordem. Se baixar a cabeça e trabalhar, apenas gastará energia, tempo e dinheiro. Se decidir seguir as ações citadas neste texto, planejando suas atividades, economizará (e até ganhará) energia, tempo e dinheiro.
Por mais simplórias que pareçam as sugestões, o básico nem sempre é atendido. Comece pelo simples, um passo de cada vez. A decisão de fazer diferente, para ter resultados diferentes, sempre será sua.

Leia o texto integral em nossa
ediÇÃo para folhear

  • Acesso gratuito, durante fase de avaliação, mediante cadastro.
  • Clique aqui para acessar.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Startups, oportunidades e riscos O Dia do Médico e a saúde como prioridade
Encontros que não acontecem

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo