Porto Alegre, quinta-feira, 31 de março de 2016. Atualizado às 00h09.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
31°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6200 3,6220 0,46%
Turismo/SP 3,6200 3,7800 0,52%
Paralelo/SP 3,6200 3,7800 0,52%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Prefeitura de Porto Alegre Notícia da edição impressa de 31/03/2016. Alterada em 30/03 às 23h17min

Maioria dos novos secretários atua em chefias

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE/DIVULGAÇÃO/JC
Coronel Fraga é novo secretário de Segurança da prefeitura de Porto Alegre

Guilherme Kolling

Onze novos secretários de Porto Alegre tomam posse hoje, às 10h30min, no Teatro Renascença. Outros nove secretários adjuntos também assumirão vagas na prefeitura.
Os 20 quadros que deixam a administração municipal vão se candidatar a vereador nas eleições de 2 de outubro e, pela legislação, precisam deixar os cargos no Executivo seis meses antes da eleição para poder concorrer à Câmara Municipal.
O site da prefeitura confirmou a informação das mudanças no secretariado, antecipada ontem pelo Jornal do Comércio. As baixas no primeiro escalão estão distribuídas entre os partidos da base aliada. Dos que saem, três secretários municipais são do PMDB, dois do PDT, dois do PTB, dois do PP, um do PSD e um do PRB. As siglas mantiveram as pastas e fizeram indicações dos substitutos.
A maioria já ocupava cargos de chefia nas secretarias que vão assumir. Eram diretores de departamentos, secretários adjuntos ou comandavam o gabinete dos titulares que estão deixando os cargos.
Nove dos 11 novos integrantes do primeiro escalão do prefeito José Fortunati (PDT) têm esse perfil. As exceções são a Defesa Civil, que será assumida por Douglas Leite Gonçalves (PSD), que não atuava na pasta e a Secretaria Municipal de Administração, que será comandada pelo também advogado Paulo Guimarães (PTB).
Além de serem do mesmo partido dos secretários, ambos têm algum vínculo com os atuais titulares: Nelcir Tessaro (Defesa Civil) e Elói Guimarães (Administração). Gonçalves foi chefe de gabinete de Tessaro quando ele era vereador. Também atuou com Tessaro no Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Paulo Guimarães é filho do secretário Elói Guimarães.
A Secretaria do Meio Ambiente (Smam) será comandada por Léo Bulling (PMDB), que era supervisor de Praças, Parques e Jardins.
O novo diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) é Gustavo Fontana (PMDB), atualmente supervisor administrativo-financeiro do DMLU.
Sem filiação partidária, o engenheiro, professor universitário e funcionário de carreira da Secretaria do Planejamento Municipal José Luiz Fernandes Cogo é o novo secretário municipal de Urbanismo. Cogo já atuava como secretário adjunto.
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) passa ao comando de Rafael Fleck (PDT), supervisor da Smov. Fleck também foi chefe de gabinete do vereador Mauro Zacher (PDT), que deixa o posto de secretário de Obras hoje.
Angela Oetinger (PDT), gerente do Sine Municipal e presidente da comissão municipal de empregos, é a nova secretária municipal do Trabalho e Emprego.
Wilson Pastorini (sem filiação), que atuava como diretor administrativo na Secretaria de Direitos Humanos, é o novo titular da pasta.
Chefe de gabinete do secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Sinara Tozzi Missel (PP) assume o comando da secretaria.
Miguel Barreto (PP), coordenador jurídico do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) é o novo diretor do DEP.
E Coronel Fraga (PRB) é o novo secretário municipal de Segurança. Ele era da Ouvidoria da pasta.
pageitem_30_03_16_21_52_27_pg_20.jpg
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Onze dos 36 secretários de Fortunati vão concorrer a vereador
Outros 9 adjuntos também devem sair para se candidatar à Câmara Muncipal; mudanças no Poder Executivo serão oficializadas amanhã
Fortunati quer veto a alterações no Plano Diretor Fortunati atribui queda no desempenho à crise Sancionada a Central de Conciliação de Porto Alegre

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo