Porto Alegre, quinta-feira, 17 de março de 2016. Atualizado às 23h30.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
28°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6500 3,6520 2,32%
Turismo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
Paralelo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Câmara de Porto Alegre Notícia da edição impressa de 18/03/2016. Alterada em 17/03 às 21h12min

Com saída de três vereadores, PDT perde equivalente a 30 mil votos

Juliana Mastrascusa, especial para o JC

O partido que começou essa legislatura como a maior bancada da Câmara Municipal de Porto Alegre, o PDT, com sete representantes, irá terminar esse ano eleitoral com a saída de três vereadores titulares eleitos. O último a deixar a sigla é Dr. Thiago Duarte, que foi presidente do Legislativo em 2013 e anunciou sua ida para o DEM.
Além dele, também saíram do PDT Claudio Janta, que optou por fundar o Solidariedade no Rio Grande do Sul, e Luciano Marcantonio, atual secretário de Direitos Humanos do município, que foi para o PTB.
Somados os eleitores dos três vereadores, o PDT perde 30.335 mil votos. Um dos motivos para a saída de Duarte seria José Fortunati (PDT), com quem possui desacordos públicos. Dirigentes da sigla apontam que a saída temporária do prefeito, em março de 2015, teria sido motivada por conflitos com o vereador.
Segundo o presidente municipal do PDT, Nereu D'Avila, o prefeito Fortunati estava insatisfeito com os votos de Thiago Duarte contrários à orientação do governo em projetos no Legislativo.
Duarte ainda teria desavenças com o ex-secretário da Saúde de Porto Alegre Carlos Casartelli (PTB). A instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, proposta por Duarte em 2014, não foi apoiada por vereadores da base do governo.
"Estou saindo, porque acredito que política tem que ser feita com alegria, isso não tenho hoje dentro do partido. Denunciei situações de corrupção na Secretaria de Saúde e nunca fui ouvido", explica o vereador.
Outra motivação para saída dos parlamentares seria a presença do PDT no governo Dilma. Thiago Duarte se posiciona contra o programa Mais Médicos, e Janta reclama de um sucateamento do Ministério do Trabalho.
Para ambos, existe um distanciamento do partido com suas bandeiras históricas. "O PDT tem se afastado da defesa da soberania nacional e dos trabalhadores", afirma Janta.
Com a mudança de Thiago Duarte, a bancada do DEM na Câmara cresce ele será colega de Dinho do Grêmio e de Reginaldo Pujol.
O PDT ficará com apenas quatro vereadores: Delegado Cleiton, João Bosco Vaz, Márcio Bins Ely e Nereu D'Avila.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Vereadores mantêm veto à criação de Agência Reguladora Kopittke deixa Legislativo para assumir no Executivo Alberto Kopittke, do PT, deixa mandato de vereador Vereadores de Porto Alegre aprovam sete projetos a toque de caixa
A movimentação no plenário diminuiu após a votação da proibição de incineração de lixo reciclável, projeto de maior importância na ordem do dia

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo