Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Câmara de Porto Alegre

- Publicada em 14 de Março de 2016 às 21:58

Kopittke deixa Legislativo para assumir no Executivo

Kopittke assumirá a Secretaria de Segurança Pública de Canoas

Kopittke assumirá a Secretaria de Segurança Pública de Canoas


MATHEUS PICCINI/DIVULGAÇÃO/JC
A sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal de Porto Alegre marcou a despedida do vereador Alberto Kopittke (PT) do Legislativo. O petista oficializou o seu pedido de licenciamento aos colegas, anunciado desde a semana passada nas redes sociais.
A sessão ordinária de ontem na Câmara Municipal de Porto Alegre marcou a despedida do vereador Alberto Kopittke (PT) do Legislativo. O petista oficializou o seu pedido de licenciamento aos colegas, anunciado desde a semana passada nas redes sociais.
Em seu discurso final, Kopittke defendeu um governo democrático no Brasil, referindo-se à situação política do País atualmente.
O vereador será empossado como titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, na gestão do prefeito Jairo Jorge (PT). "A prefeitura de Canoas sempre priorizou o tema da segurança, ao contrário da gestão municipal de Porto Alegre", justificou Kopittke.
Adeli Sell (PT) assume sua vaga até o final do mandato. Com a mudança, Kopittke não poderá disputar as eleições no final do ano.
O petista, que teve entre as ações de seu mandato a criação do Mapa da Segurança Pública de Porto Alegre, assume o lugar de Carlos Adriano Klafke, tenente-coronel da Brigada Militar. Pelas regras da BM, Klafke só poderia permanecer dois anos no cargo.
Os protestos de domingo também foram assunto entre os vereadores, que debateram sob diferentes pontos de vista a maior manifestação em Porto Alegre, feita no Parcão.
Reginaldo Pujol (DEM), Mônica Leal (PP) e Claudio Janta (SD) reafirmaram suas posturas contrárias à gestão do PT e contaram ter participado do evento. "Não aguento mais o estado das coisas que vive a nação. O que falta neste momento é um comando sério", disse a vereadora.
Por outro lado, Jussara Cony (PCdoB) lamentou os movimentos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) que ocorreram pelo País. De acordo com a vereadora, a gestão do PT deu as melhores condições para se combater a corrupção no País.
Jussara criticou a atitude de manifestantes e as bandeiras levantadas neste domingo, colocando a possibilidade de golpe contra o governo federal.
A fala da vereadora foi contestada por Mônica e Idenir Cecchim (PMDB). O vereador pediu "mais respeito com quem foi às ruas".

Vereadores da Capital aprovam regramento para a prática de esportes na orla do Guaíba

Os vereadores da Capital aprovaram, na sessão ordinária de ontem, o projeto de lei, de autoria de Kevin Krieger (PP), que estabelece regramento para esportes náuticos e terrestres praticados na orla do Guaíba. As normas valerão para amadores e profissionais que utilizem o espaço. Entre as práticas reconhecidas pela proposta estão jet ski, vela, remo, kitesurf, frescobol e vôlei de praia.
Krieger destacou os acidentes que hoje ocorrem nos espaços aquáticos pela falta de regramento adequado no município.
"A implementação desse projeto vai gerar uma maior utilização dos espaços públicos, maior cuidado e segurança para o local. Quanto mais pessoas frequentarem o espaço público, mais segurança ele terá", afirmou o vereador.
O projeto também cria um comitê gestor paritário, que será responsável por articular ações e projetos de políticas públicas sobre esportes náuticos e terrestres. Este grupo será formado por secretarias do município, entidades esportivas representativas e associação de moradores da região da orla. A medida foi comemorada pelos vereadores e terá apoio da Marinha para sua implementação.
Nas galerias, representantes das modalidades esportivas citadas na proposta acompanharam a votação do projeto, aprovado por unanimidade com 26 votos favoráveis.
Foi aprovada também a emenda que orienta a observação do plano de manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí, área de proteção ambiental localizada na orla do Guaíba.