As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Empreendedorismo para enfrentar a crise



Tumelero diz que é preciso atitude em momentos difíceis
Crédito: MARCO QUINTANA/JC

Mesmo em momentos de crise como o que o Brasil passa atualmente, com o desemprego em alta, a saída é o empreendedorismo, disse o presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, durante a abertura do Marcas de Quem Decide, na manhã de ontem, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. "O exemplo disso é o GeraçãoE, conteúdo sobre empreendedorismo no JC, realizado em parceria com a Pucrs, que em pouco tempo se transformou num grande sucesso", complementou.
Como empreendedorismo e os cuidados com a imagem das empresas andam de mãos dadas, Tumelero ressaltou que neste ano, o Jornal do Comércio comemora 83 anos de atividades ininterruptas e 18 anos do projeto Marcas de Quem Decide, em conjunto com a Qualidata. "Este estudo amplo e abrangente mostra que a marca não é somente um logotipo estampado no produto, mas um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que ela carrega."
Para ele, a construção de uma marca é uma obra empresarial que leva tempo, e precisa ser feita com disciplina e profissionalismo. "Nós, do Jornal do Comércio, procuramos apresentar um trabalho editorial cada vez mais aprimorado, pautado pela qualidade e credibilidade, com o objetivo de entregar aos leitores informações relevantes e confiáveis para decisões estratégicas de suas empresas", acrescentou.
Tumelero lembrou, ainda, que o JC está integrado em todas as plataformas e mídias sociais. Assim, o assinante tem acesso ao jornal digital para ler quando e onde quiser através do smartphone, tablet, iPad e iPhone.

Uma pesquisa que sempre se renova

449166

Para Borges, conteúdo é valioso pelas informações mercadológicas que apresenta
Crédito: VAGNER RIBAS/ESPECIAL/JC

Durante a abertura do evento Marcas de Quem Decide, o diretor Comercial do JC, Luiz Borges, afirmou que foram incluídas novas categorias na pesquisa Marcas de Quem Decide, que completa 18 anos, sempre com o intuito de renovar. Entre elas, Responsabilidade Social, Plataforma de Gestão Integrada, Inovação, Cooperativa, Alimentos em Conserva, Carne Embalada, Entidade Jurídica, Entidade Rural, Rede Óptica, Sindicato, Sindicato Patronal, Apoio ao Empreendedor. "A inclusão da categoria Apoio ao Empreendedor está alinhada com a estratégia do JC de incentivar o empreendedorismo no Estado, através de conteúdo relevante em todas as plataformas."
Segundo Borges, os resultados da pesquisa apresentados no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael estarão disponíveis aos leitores do JC no Caderno Especial que irá circular no dia 28 de março. "O conteúdo é valioso pelas informações mercadológicas que apresenta para todos os profissionais interessados e envolvidos com branding."
A edição especial terá ainda gráficos, análises, artigos de especialistas, reportagens e entrevistas, além de uma ampla cobertura do evento.

Estudo mostra as escolhas pela memória e desejo

449175

Di Vicenzi diz que 18 anos de pesquisa só aumenta a responsabilidade
Crédito: VAGNER RIBAS/ESPECIAL/JC

O diretor da Qualidata, responsável pela pesquisa do Marcas de Quem Decide, Paulo Di Vicenzi, salientou que o Marcas de Quem Decide é o único estudo no Brasil que reconhece o lado racional das escolhas dos consumidores a lembrança, a memória , e o outro lado, que é o emocional, o desejo. Ele revelou que neste ano o universo estimado da pesquisa é de 300 mil gestores de negócios e profissionais, com 83 setores avaliados.
A amostra é de 527 entrevistas distribuídas nos principais municípios do Rio Grande do Sul. Vicenzi observou que 95% dos entrevistados são gestores de negócios e 58%, proprietários de empresas.
 

Homenagem especial ao Dia da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vários prêmios foram sorteados no final do evento Marcas de Quem Decide. As convidadas Aglai Correa Nöer e Luciane Franciscone foram chamadas ao palco para receber buquês de flores do JC e do Plaza Flowers. Na saída do evento, todas as mulheres presentes ganharam uma gérbera vermelha. Foram realizados sorteios de três prêmios especiais, somente para mulheres presentes. A Lojas Renner ofereceu um Vale Compras no valor de R$ 1 mil. A ganhadora foi Renata Schenkel, da agência Competence. Kátia Dalcin, da Cooperativa Santa Clara, ganhou uma caçarola Lyon da Tramontina. Marlúcia Nickel, da Organizar, Soluções em Marketing de Eventos, levou uma cesta com produtos Santa Clara.

#Marcas18anos entra no trending topics na Capital

Durante o evento de apresentação dos resultados da pesquisa, o público foi convidado a postar suas fotos e impressões pelas redes sociais através da #Marcas18anos. Ela chegou a entrar nos trending topics de Porto Alegre. Significa dizer que o número de tuítes relacionado a este tópico foi disseminado por um vasto número de pessoas num determinado período. Quando isso acontece, o assunto entra para um ranking do Twitter de assuntos mais populares.

Espetáculo resgata a essência dos valores da vida

449278

Artistas do Korvatunturi, de Gramado, se apresentaram no evento
Crédito: FRANCO RODRIGUES/ESPECIAL/JC

Antes, de começar a divulgação dos números da pesquisa foi apresentada um pocket show do Espetáculo Korvatunturi, primeiro espetáculo permanente de Gramado que une música, circo, teatro, dança e cenários virtuais. A história é de um antigo e sábio povoado, que escuta os pensamentos de todos os seres, localizado numa terra longínqua, ao pé de uma grande montanha mágica onde a aurora boreal brilha todas as noites. A partir de experiências e passagens por este povoado, aos poucos o enredo do show traz o resgate pela essência dos valores da vida e o reencontro da humanidade com profundos sentimentos de amor, amizade, alegria e solidariedade. O espetáculo terá estreia da sua 8ª temporada no dia 26 de março, sábado de Páscoa, em Gramado, e permanece em cartaz na Serra gaúcha durante todo o ano, todos os sábados, as 19h30min.