As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

O agente de transforma��o



Andr�a Schuur Andr�a Schuur
Presidente do Grupo de Atendimento do RS, andrea.schuur @gmail.com
O mercado nos exige e faz questão de mostrar o quanto ainda temos que correr atrás, mesmo que todos os dias a gente faça grandes maratonas. O negócio é outro, a relação dos consumidores com as marcas também, e isso não é novidade nenhuma. Precisamos atuar cada vez mais estrategicamente dentro das agências e com clientes.
As empresas precisam de pessoas engajadas, alinhadas com o propósito das marcas e dos seus valores e cúmplices na busca pelos resultados. Nesse campo, o profissional de atendimento é determinante. Ele é o responsável pela liderança no processo de comunicação. É o agente de transformação em um mundo beta forever - um mundo onde as verdades não são definitivas e que está em permanente mudança.
Visão estratégica, capacidade integradora, liderança e empatia são competências indispensáveis para uma entrega qualificada que atenda às exigências das marcas protagonistas. Uma agência que não busca essa qualificação nos profissionais que estão à frente da operação ou não irá longe ou não atende marcas líderes. E os clientes que não exigem essa competência dos profissionais, que são os responsáveis por coordenar as entregas de comunicação, também devem questionar se o seu marketing é qualificado para discussões estratégicas.
A relação marketing-atendimento deve ser de cumplicidade. É o profundo conhecimento e a intimidade com o negócio do cliente, do seu segmento e dos seus consumidores que proporcionam a construção de marcas fortes, campanhas memoráveis e resultados relevantes. É preciso pessoas qualificadas, com brilho no olho, rápidas, inquietas, sedentas pelo novo e, acima de tudo, que entendam e respeitem pessoas. Caso contrário, não se é competente.
Não existe mais espaço para profissionais sem empatia. No mundo do compartilhamento, onde se trabalha cada vez mais de forma coletiva, quem não tem essa capacidade fica de fora. Ainda bem!
Conforme o ranking Agências & Anunciantes, dos profissionais à frente das 20 maiores agências do país, 12 deles vieram da área de atendimento. Considerando a relevância e a realidade de mercado, criamos há 18 meses o Grupo de Atendimento do Rio Grande do Sul, o GA-RS, do qual o propósito é a qualificação. Com foco na formação de líderes, o grupo propõe conhecimento com visão estratégica, pessoas engajadas na geração de resultados para suas agências e clientes, prontos para serem os agentes de transformação que o mercado exige diariamente.
Além da promoção de debates, palestras, workshops e cursos, a atuação junto aos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda do estado permite a contribuição na formação acadêmica dos novos publicitários que farão o mercado do futuro, sugerindo conteúdos para a disciplina de atendimento, realizando palestras e abrindo as portas para visitas a agências, onde levamos a realidade paraa sala de aula. A formação acadêmica é fundamental, mas a nossa maior causa é a paixão pela propaganda. Acreditamos que o mundo da comunicação é, a cada dia, mais desafiador e fascinante.

Publicado em 28/03/2016.