As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Uma analogia do tempo



Valdomiro Gomes Soares Valdomiro Gomes Soares
Presidente da Grupo Marpa, valdomiro@ grupomarpa.com.br
Se a pesquisa Marcas de Quem Decide fosse uma pessoa, o ano de 2016 seria aquele que ela esperava há muito tempo, o ano em que ela atinge sua maioridade civil: 18 anos. Independência e responsabilidade são alguns dos valores que todos destacam como importantes ao chegar a essa idade. Para uma marca, alcançar este tempo de existência é sinônimo de força. Significa que seus gestores souberam administrar, superaram possíveis instabilidades, conquistaram clientes e consumidores. Mas, infelizmente, nem todos têm o mesmo sucesso e acabam sucumbindo, os motivos são muitos e entre os mais constantes estão as crises ou a não proteção da marca, que pode ser garantida através de seu registro.
Mas o Marcas de Quem Decide não é uma pessoa. Contudo, não significa que este ano deixa de ser emblemático para a pesquisa, que por todo este tempo tem servido de referência, sendo uma norteadora a centenas de empresários do Rio Grande do Sul. Ouso fazer esta analogia, pois, assim como uma pessoa, ou uma marca, que adquire novas experiências e aperfeiçoa conhecimentos e métodos, o Marcas de Quem Decide também evoluiu, cresceu, desenvolveu seu negócio.
A pesquisa, tal qual muitas marcas agraciadas com seu reconhecimento, nasceu no século passado e passou, ainda jovem, pela incerteza da virada do milênio e o tão anunciado bug, que ficou apenas no imaginário dos cientistas e da mídia. Em situações de possíveis crises, como o suposto bug, proteção à marca, seja pelo seu registro - ação indispensável em tempos de pirataria e plágios - ou por sua atuação confiável, tornam-se garantias e diferenciais para a manutenção de um negócio no mercado.
Chegamos a 2016. Dezoito anos depois da primeira edição a pesquisa Marcas de Quem Decide é referência. Mais que referência, é o local onde todos os empresários do Estado desejam ver o nome de seus negócios estampado. A análise séria e precisa dos elementos dá credibilidade para qualquer dado aqui apresentado e reafirma, ano a ano, o valor de cada uma das informações contidas nestas páginas.
Saber a força das marcas, a relevância delas para o público, o quanto é necessária/querida pelas pessoas, tudo isso é de extrema importância para um gestor. Há 30 anos atuando no segmento de registro de marcas e patentes, a Marpa sente orgulho em fazer parte da história da pesquisa, e também em auxiliar no fortalecimento e garantia de direitos das marcas do nosso Estado.
Através de informações como as fornecidas pelo Marcas de Quem Decide conseguimos planejar, projetar e posteriormente, se tudo correr dentro do programado, realizar, inovar e fortalecer negócios. Saber que somos os preferidos, que somos os mais lembrados, quiçá os dois, significa que do lado de cá - o lado dos empresários e empreendedores - estamos no caminho certo, que seguimos ao encontro do que desejam e necessitam os consumidores.

Publicado em 28/03/2016.