Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Cuba

- Publicada em 15 de Março de 2016 às 15:44

Estados Unidos aliviam restrições a viagens à ilha

 WASHINGTON, DC - JULY 20: CUBAN SUPPORTER DANIAL ESPINO DELGADO WAVES A CUBAN FLAG IN FRONT OF THE COUNTRY'S EMBASSY AFTER IT RE-OPENED FOR THE FIRST TIME IN 54 YEARS JULY 20, 2015 IN WASHINGTON, DC. THE EMBASSY WAS CLOSED IN 1961 WHEN U.S. PRESIDENT DWIGHT EISENHOWER SEVERED DIPLOMATIC TIES WITH THE ISLAND NATION AFTER FIDEL CASTRO TOOK POWER IN A COMMUNIST REVOLUTION.   MARK WILSON/GETTY IMAGES/AFP  == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS &TELEVISION USE ONLY ==

WASHINGTON, DC - JULY 20: CUBAN SUPPORTER DANIAL ESPINO DELGADO WAVES A CUBAN FLAG IN FRONT OF THE COUNTRY'S EMBASSY AFTER IT RE-OPENED FOR THE FIRST TIME IN 54 YEARS JULY 20, 2015 IN WASHINGTON, DC. THE EMBASSY WAS CLOSED IN 1961 WHEN U.S. PRESIDENT DWIGHT EISENHOWER SEVERED DIPLOMATIC TIES WITH THE ISLAND NATION AFTER FIDEL CASTRO TOOK POWER IN A COMMUNIST REVOLUTION. MARK WILSON/GETTY IMAGES/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS &TELEVISION USE ONLY ==


MARK WILSON/AFP/JC
O governo dos Estados Unidos anunciou ontem que afrouxou as regras para viagens de norte-americanos a Cuba e para o uso de dólares pelo governo da ilha. As medidas visam eliminar obstáculos à aproximação entre os dois países cinco dias antes da visita histórica do presidente Barack Obama a Havana.
O governo dos Estados Unidos anunciou ontem que afrouxou as regras para viagens de norte-americanos a Cuba e para o uso de dólares pelo governo da ilha. As medidas visam eliminar obstáculos à aproximação entre os dois países cinco dias antes da visita histórica do presidente Barack Obama a Havana.
Os norte-americanos podem, a partir de agora, fazer viagens a Cuba por conta própria sem precisar fazer parte de uma excursão organizada por agências de turismo geralmente mais caras. Ainda é necessário que o viajante preencha um formulário afirmando que sua viagem tem fins educacionais, e não turísticos.
A medida deve ajudar a preencher os voos comerciais que as companhias aéreas norte-americanas pretendem lançar nos próximos meses. As novas regras também farão com que os bancos processem transações do governo cubano que até agora não passavam pelo sistema bancário dos EUA. A proibição de tais operações limita a capacidade de Cuba para exportar e importar mercadorias e seu fim é uma das maiores reclamações da ilha sobre o embargo comercial.
A ação comunicada ontem integra a quinta rodada de medidas executivas do governo Obama destinadas a contornar o embargo a Cuba enquanto o Congresso não permite o seu fim. Mais de um ano após Obama e o presidente Raúl Castro anunciarem o restabelecimento das relações diplomáticas em dezembro de 2014 , as empresas dos Estados Unidos podem agora produzir bens em Cuba, exportar para o governo e fazer voos regulares à ilha.
Em vez de responder rapidamente às medidas dos EUA com aberturas correspondentes na economia cubana, o governo Castro tem dado passos lentos, levantando questões sobre quão significativo será o comércio entre os dois países até o fim do mandato de Obama, cuja administração já legalizou exportações de bens que vão de material de construção a peças para tratores, embora esse comércio ainda não tenha começado na prática.
 

Macri planeja viagem oficial a Havana no mês que vem

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, de centro-direita, deverá fazer uma visita oficial a Cuba nos primeiros dias de abril, na volta de sua viagem a Washington. Nos EUA, Macri participará da cúpula sobre segurança nuclear.
A ida do mandatário a Cuba seria um dos gestos do governo para colocar em prática sua proposta de "desideologizar" as relações exteriores da Argentina. A viagem foi discutida na semana passada, quando a chanceler Susana Malcorra esteve em Havana para reuniões bilaterais.
Em Cuba, Macri deverá fechar novos acordos comerciais e acompanhar as discussões sobre o acordo de paz que o governo da Colômbia pretende assinar, em Havana, com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Também poderá estar na pauta das conversas uma dívida que Cuba tem com a Argentina desde 1973.
A viagem do dirigente demonstraria sua intenção de se aproximar de Havana. Antes de ser eleito, em novembro do ano passado, ele afirmara que estaria contra o governo cubano caso este não avançasse em seus acordos com os Estados Unidos. Macri já se indispôs com a esquerda latino-americana ao defender que a Venezuela fosse suspensa do Mercosul por manter presos políticos.