Porto Alegre, quarta-feira, 30 de março de 2016. Atualizado às 00h03.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
30°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,6370 3,6390 0,33%
Turismo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
Paralelo/SP 3,6200 3,8000 0,26%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Infraestrutura Notícia da edição impressa de 30/03/2016. Alterada em 29/03 às 23h18min

Melhoria no asfalto das ruas da Capital será visível até junho

Fredy Vieira/JC
Equipamentos começaram a atuar ontem, no Largo Zumbi dos Palmares

Isabella Sander

O ano apenas começou, mas 2016 já pode ser considerado o período com mais investimentos em asfalto na Capital em muito tempo. No começo de março, foi inaugurada a usina de fabricação de asfalto do bairro Sarandi, na zona Norte. Ontem, foi dada a largada, no largo Zumbi dos Palmares, no trabalho de nove caçambas térmicas, que atuarão, juntamente com outros seis caminhões da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), nas operações tapa-buraco em Porto Alegre. A promessa do secretário municipal de Obras e Viação, Mauro Zacher, é de que a melhoria no aspecto do asfalto da Capital seja visível à população já nos próximos 90 dias.
Como complemento, também estão previstos recursos, neste ano, da Corporação Andina de Fomento (CAF). O investimento será destinado a qualificar os laboratórios de acompanhamento da produção do asfalto da prefeitura. No entanto, o empréstimo ainda carece de aval do Senado.
Segundo o secretário, o contrato para atuação das nove caçambas térmicas qualificará o serviço de ponta. "Com o tempo, nossos servidores foram se aposentando e restaram apenas seis equipes para as operações tapa-buraco. Contratando as novas equipes terceirizadas, os buracos de Porto Alegre estão com seus dias contados", garante. A meta é que cada um dos 15 caminhões aplique pelo menos 12 toneladas de asfalto por dia, chegando a, em média, 200 toneladas de material aplicado diariamente.
Para um contrato de 12 meses com a empresa JD DCS, vencedora da licitação, a prefeitura gastou R$ 7,9 milhões. O valor inclui a aquisição e a manutenção das caçambas térmicas por parte da empresa, bem como o pagamento dos funcionários. "As pessoas reclamam que, quando chove, se abrem buracos nas vias, mas isso é porque, até agora, não tínhamos como fazer o trabalho preventivo. Com essas equipes e esse serviço, poderemos recuperar trechos que já estão visivelmente precisando de reparos e também atender ao preventivo, o que nos dará menos serviços após chuvas de vários dias, que causam estragos nas ruas", destaca Zacher.
Ao contrário dos seis caminhões de propriedade da prefeitura, que são de caixa, ou seja, apenas carregam o asfalto até o local a ser aplicado, as caçambas contratadas são diferentes. Os equipamentos, por serem térmicos, mantêm a temperatura do asfalto produzido nas usinas, permitindo qualidade e durabilidade superiores de aplicação. "Tínhamos um grande problema, pois, depois de fazer a operação tapa-buraco, em pouco tempo, uma nova cratera era aberta no mesmo local. Com o novo mecanismo, temos a convicção de que os reparos durarão muito mais", observa o prefeito José Fortunati.
O prefeito, contudo, considera exagero dizer que os buracos da Capital estão com os dias contados. "Isso é muito difícil em uma cidade como a nossa, na qual lidamos com dois climas antagônicos, que favorecem o surgimento de buracos. É impossível não termos crateras, mas posso afirmar que trabalharemos com muito mais rapidez e qualidade", assegura.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Daer vistoriou todas as pontes e viadutos do Estado VLT do Rio promove campanha educativa Capital tem a primeira parada de ônibus abastecida com energia solar Nova usina de asfalto inicia operações em Porto Alegre

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo