Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 02 de Março de 2016 às 20:51

Astronauta Scott Kelly volta à Terra após 340 dias no espaço

O astronauta americano Scott Kelly e seu companheiro russo Mikhail Kornienko voltaram à Terra nesta quarta-feira (2), após permanecer quase um ano em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS).
O astronauta americano Scott Kelly e seu companheiro russo Mikhail Kornienko voltaram à Terra nesta quarta-feira (2), após permanecer quase um ano em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS).
Kelly e Kornienko, que dedicaram sua missão na ISS a preparar futuras missões habitadas a Marte, pousaram nas estepes do Cazaquistão à 1h27 de Brasília, anunciou o centro de controle russo e a Nasa.
Os dois haviam embarcado em uma nave russa Soyuz, depois da cerimônia de despedida, às 18h40 (horário de Brasília). Por volta das 22h (Brasília), a nave começou a se afastar da ISS rumo à Terra.
A Soyuz acionou seus motores por volta da meia-noite para frear o curso e sair da órbita terrestre antes de iniciar a queda de 53 minutos na direção da Terra.
Graças a sua estada na ISS, Scott Kelly bateu dois recordes americanos: o do voo espacial mais longo e o de mais tempo de permanência acumulada no espaço, com 540 dias.
"Fisicamente, eu me sinto muito bem", disse Kelly à imprensa por meio de uma videoconferência.
"Poderia ficar mais cem dias... poderia ficar mais um ano, caso fosse preciso", afirmou.
O recorde mundial da estadia espacial é do russo Valeri Poliakov entre 1994 e 1995, ao passar 437 dias a bordo da estação espacial MIR. O recorde mundial de tempo acumulado em órbita também foi de um russo, Gennady Padalka. No total, ele permaneceu 879 dias no espaço.
Na microgravidade, as gotas de água que flutuam no ar e em contato com o corpo se colam firmemente à pele, o que torna muito difícil tomar um banho. Os astronautas fazem seu asseio com esponjas molhadas.
Kelly disse que "a primeira coisa" que vai fazer ao chegar em casa, em Houston, no Texas, será pular na piscina.
Durante a longa permanência na estação, os dois homens foram submetidos a exames médicos regulares, bem como a uma bateria de testes e análises para estudar os efeitos a longo prazo da microgravidade sobre o corpo humano.
Enquanto não estava ocupado com os cerca de 400 experimentos que foram feitos na Estação Espacial Internacional durante esse período, Scott Kelly se tornava uma celebridade virtual, com milhares de seguidores no Twitter e Instagram. Ele postou quase duas fotos por dia de viagem, além de um vídeo em que aparecia vestido de gorila.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO