Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 02 de Março de 2016 às 16:34

Platini formaliza recurso à CAS contra suspensão

 (FILES) This file photo taken on June 1, 2011 shows UEFA president Michel Platini attending the 61st FIFA congress at the Zurich Hallenstadion in  Zurich.   UEFA president Michel Platini on March 2, 2016 made a formal appeal against his six year ban from football at the Court of Arbitration for Sport, the tribunal said. The French football legend and former FIFA leader Sepp Blatter were banned for six years each over a two million dollar payment made by FIFA to Platini.

(FILES) This file photo taken on June 1, 2011 shows UEFA president Michel Platini attending the 61st FIFA congress at the Zurich Hallenstadion in Zurich. UEFA president Michel Platini on March 2, 2016 made a formal appeal against his six year ban from football at the Court of Arbitration for Sport, the tribunal said. The French football legend and former FIFA leader Sepp Blatter were banned for six years each over a two million dollar payment made by FIFA to Platini.


SEBASTIAN DERUNGS/AFP/JC
A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) informou ontem que o francês Michel Platini formalizou um recurso ao órgão contra seu afastamento do futebol por seis anos. O presidente da Uefa foi suspenso do esporte por causa de um caso de conflito de interesses que envolveu também Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa.
A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) informou ontem que o francês Michel Platini formalizou um recurso ao órgão contra seu afastamento do futebol por seis anos. O presidente da Uefa foi suspenso do esporte por causa de um caso de conflito de interesses que envolveu também Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa.
Platini já havia anunciado que apelaria contra a decisão à CAS, mas somente ontem oficializou o protesto. A punição impediu que o francês concorresse à presidência da Fifa, na eleição realizada na sexta-feira. Ele era considerado o principal favorito a suceder justamente Blatter. Sem o ex-jogador, seu ex-braço direito, Gianni Infantino, acabou eleito.
A CAS explicou em comunicado que ainda não há data marcada para a primeira audiência do caso e garantiu que Platini não pediu urgência no julgamento. O francês e Blatter haviam sido punidos inicialmente com oito anos de suspensão, mas a pena foi diminuída após julgamento realizado na semana passada no Comitê de Apelações da Fifa. Há ainda a possibilidade de que o Comitê de Ética da entidade proteste contra essa redução e tente ampliar novamente a pena de ambos junto à CAS.
A redução de sua pena, aliás, não deixou o ex-jogador satisfeito, tanto que ele chegou a dizer, na semana passada, que só teria um julgamento justo na CAS. "Sou vítima de um sistema que tinha apenas um objetivo: impedir que eu me tornasse presidente da Fifa para proteger certos interesses que eu estava prestes a trazer à tona", disparou.
O julgamento da CAS também deverá definir o futuro de Platini na Uefa. A entidade europeia se recusou a apontar um presidente interino para o lugar do francês, que segue como mandatário, pelo menos oficialmente. A Uefa explicou que só fará uma possível substituição depois que a CAS determinar seu futuro. Platini é suspeito de ter recebido US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 7,8 milhões) de Blatter de forma indevida em 2011. Ele argumenta que era um salário atrasado por um serviço prestado nove anos antes. Mas os juízes e o Ministério Público da Suíça suspeitam que o dinheiro seja um pagamento para que ele não se apresentasse como candidato nas eleições da Fifa daquele ano.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO