Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 18 de Março de 2016 às 18:33

Código colorido autentica acesso ao internet banking

 código colorido Divulgação 7COMm

código colorido Divulgação 7COMm


7COMm/DIVULGAÇÃO/JC
A tecnologia de QR Code, que vem sendo usada especialmente em ações de comunicação e marketing por corporações do mundo todo, ganhou uma versão mais sofisticada e inovadora nas mãos da 7COMm.
A tecnologia de QR Code, que vem sendo usada especialmente em ações de comunicação e marketing por corporações do mundo todo, ganhou uma versão mais sofisticada e inovadora nas mãos da 7COMm.
A empresa, que está há 30 anos no mercado fornecendo soluções de tecnologia para players como Bradesco, Serasa e Itaú, está lançando no mercado o CrontoSign, um código colorido que deverá aumentar a segurança na autenticação mobile de operações financeiras.
Desenvolvida em parceria com a Vasco, a imagem já foi patenteada e tem capacidade de armazenar mais informações que o QR Code tradicional. É possível, por exemplo, registrar dados como o IP da máquina e dos servidores e o tempo que o usuário ficou logado.
O cliente do banco vai entrar nas lojas de aplicativos da Apple, Google ou Windows - dependendo da marca do seu dispositivo móvel - e baixar um app autenticador ligado à instituição financeira que está fornecendo esse serviço a ele. Ao ser ativado, passará a oferecer automaticamente essa nova chave de segurança para a autenticação.
Na prática, quando for realizar uma operação no seu internet banking, como uma transferência ou consulta de saldo, o usuário colocará o seu login e, em vez da senha, vai capturar pela câmera do celular a imagem do código colorido. O dispositivo móvel, então, se comunicará com o servidor da central da 7COMm, que, ao reconhecer o usuário, enviará para o site uma mensagem de que ele está autorizado a continuar a operação.
"Com essa ferramenta, as pessoas terão uma maior facilidade para se logar e, especialmente, mais segurança na realização das suas operações financeiras do dia a dia", relata o diretor de produtos da 7COMm, Gerson Rodrigues.
Isso acontece, segundo ele, porque, ao eliminar a necessidade de digitação da senha, reduzem-se os riscos dos ataques man in the middle, quando o cibercriminoso se infiltra na comunicação entre duas partes, interceptando e roubando os dados do usuário.
Cada banco poderá determinar, de acordo com a criticidade da operação que está sendo executada pelo cliente, os momentos da transação em que ele precisará capturar a imagem.
O primeiro cliente que está utilizando o CrontoSign é o Banco do Estado de Sergipe (Banese). Esse case, inclusive, será apresentado durante o Ciab Febraban, que acontece em junho, em São Paulo.
A 7COMm está localizada em São Paulo, tem cerca de 300 funcionários, 3 milhões de horas em desenvolvimento de sistemas e já realizou mais de 800 projetos para clientes da área financeira.

Inscrições ao Prêmio Inovação PGQP se encerram hoje

Hoje é o último dia para as empresas se inscreverem no Prêmio Inovação PGQP 2016, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O prazo limite para a entrega da autoavaliação é no dia 31 deste mês. O primeiro passo para as organizações que querem participar é a qualificação de colaboradores por meio do Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação (Sagri), para que eles executem a autoavaliação e atuem como examinadores do prêmio.
Entre as empresas que já foram reconhecidas com a distinção estão Gerdau, Prefeitura de Canoas e o Centro Tecnológico de Polímeros Senai. A condecoração contém seis dimensões de avaliação: método, ambiente, pessoas, estratégia, liderança e resultados. Cada um destes aspectos é composto por requisitos que determinam o nível das práticas e os resultados alcançados. Empresas de qualquer porte e/ou segmento estão aptas a participar.
As organizações candidatas neste processo, de acordo com o seu desempenho, terão três possibilidades de reconhecimento: Troféu Prêmio Inovação PGQP, Troféu Rumo à Inovação PGQP e Placa Destaque por Dimensão. A solenidade de premiação acontecerá no em julho, em uma programação paralela ao 17º Congresso Internacional da Gestão, que acontece na Fiergs.