Porto Alegre, quarta-feira, 16 de março de 2016. Atualizado às 00h31.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
32°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7620 3,7640 3,06%
Turismo/SP 3,6500 3,9300 4,24%
Paralelo/SP 3,6500 3,9300 4,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Crédito Notícia da edição impressa de 16/03/2016. Alterada em 15/03 às 22h46min

Bancos lançam opçõesde financiamento a MPEs

JONATHAN HECKLER/JC
Meta é repetir ação em 18 encontros similares no Estado, diz Ramos

Rafael Vigna

Cerca de 140 representantes de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) compareceram ontem ao Salão de Convenções do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. O público buscava informações sobre linhas de crédito disponíveis em pelo menos seis instituições financeiras públicas e privadas. Em um ambiente marcado pela restrição de empréstimos no mercado, o acesso a linhas específicas destinadas à formação de capital de giro e financiamento pode ser o diferencial para a sobrevivência dos negócios de menor porte.
Desde às 14h, executivos, gerentes e economistas do Bndes, Sicredi, Banco do Brasil, BRDE, Banrisul e Caixa Econômica Federal revezaram apresentações focadas em eliminar qualquer dúvida sobre as alternativas de operações disponíveis. Batizado de Seminário do Crédito, o projeto foi idealizado pelo Sebrae-RS, em 2008, e acabou replicado em todo o Brasil a partir do ano passado.
Em 2016, a ideia, segundo explica o diretor técnico do Sebrae, Ayrton Ramos, é repetir a programação em 18 eventos similares em diversas regiões do Estado. "Dentro dessa ação, trabalhamos com a informação das linhas de crédito e com o relacionamento. O objetivo é que as empresas criem canais qualificados e agendas específicas para estreitar suas necessidades e apresentar projetos de forma estruturada", resume. Ramos identifica que o cenário atual é caracterizado por desafios. Nesse aspecto, as pequenas empresas necessitam qualificar seus modelos de negócios, não somente com foco na competitividade, mas sim com o objetivo de demarcar um posicionamento estratégico diante das adversidades. "Há índices de inadimplência muito elevados entre as pequenas empresas, e isso aumenta os juros em razão das incertezas", analisa.
Por isso, a gerente de atendimento à pessoa jurídica da Caixa, Sara Damo, afirma que o banco possui um variado portfólio de produtos. Entre os destaques está o Giro Caixa Fácil, considerado o carro chefe para o capital de giro. Além disso, o Proger Investgiro é destinado aos faturamentos de até R$ 7,5 milhões. Esta linha oferece taxas de 0,83% ao mês, sem IOF. Os prazos são de 60 meses e, em alguns casos, podem chegar a 120 meses. "É necessário transmitir um pouco de confiança nesse cenário de crise, demonstrando que também existem oportunidades. Para as MPEs, o grande diferencial é saber exatamente onde utilizar cada tipo de capital. O que muda com a crise são as taxas de juros, e em algumas operações os prazos são reduzidos", comenta.
Em uma das palestras mais aguardadas, o economista da Regional Sul do Bndes, Rafael Petrocelli, apresentou opções de apoio aos microempresários. Além de linhas de financiamento e capital de giro, o banco de desenvolvimento conta com o cartão Bndes, que promove o acesso a limites de crédito para financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e serviços. No Rio Grande do Sul, as emissões já somam 63,9 mil cartões, com valores transacionados em 12 meses, até março deste ano, de 961,7 milhões.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Demanda por crédito em fevereiro diminui 2,2% Juro do cartão chega a 439,5% ao ano, diz BC FGTS para o consignado deve diminuir os juros Financiamentos via Bndes caem 28% em 2015

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo