Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 14 de Março de 2016 às 18:39

Consumidores pagarão mais de 50% em tributos nos produtos relativos à Semana Santa

Apesar do aumento de impostos no preço do chocolate começar a vigorar em 1 de maio de 2016, os ovos de Páscoa hoje já são taxados em 38,53%
Apesar do aumento de impostos no preço do chocolate começar a vigorar em 1 de maio de 2016, os ovos de Páscoa hoje já são taxados em 38,53%
O Leão não dá trégua nem em feriado santo. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT, entre os produtos mais consumidos na Páscoa, a maior carga de tributos incide sobre o vinho, cuja tributação chega a 54,73%, seguido do bacalhau importado (43,78%).
Os ovos de Páscoa, um dos produtos mais consumidos nesta época do ano, têm carga tributária de 38,53%. Aqueles que optarem pela compra de bombons também não escapam: 37,61% do seu preço vão para os cofres públicos; no caso da barra de chocolate, a carga tributária atribuída é de 38,60%. Na colomba pascal, os tributos representam 38,68% do preço.
Apesar das altas alíquotas sobre esses produtos, o Leão pretende abocanhar ainda mais imposto do bolso do brasileiro. Temos um recente aumento na tributação nos chocolates que começará a valer a partir de 1 de maio deste ano.
Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, a única preocupação do governo atualmente é reduzir o rombo das contas públicas. "O mercado ainda não absorveu os reajustes tributários recentes, mas certamente estes, em breve, surtirão seus efeitos na mesa do consumidor, que pagarão mais caro por estes itens, pois a maioria dos tributos estão embutidos no preço final dos produtos", criticou Olenike.
O presidente do IBPT aconselha o consumidor a pesquisar atentamente os preços dos produtos se quiser economizar. "As famílias brasileiras poderiam consumir mais e melhor na Páscoa se não tivessem altos tributos encarecendo o preço dos produtos", desabafa o presidente do IBPT.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO