Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 13 de Março de 2016 às 21:23

AES Sul é lider em geração distribuída no Rio Grande do Sul

Segundo a empresa, 117 usuários já instalaram placas fotovoltaicas

Segundo a empresa, 117 usuários já instalaram placas fotovoltaicas


AES SUL/DIVULGAÇÃO/JC
Jefferson Klein
A chamada geração distribuída, que se caracteriza quando consumidores produzem energia renovável (como a solar ou a eólica) e, além de atenderem ao próprio consumo, podem destinar eventuais excedentes à rede elétrica, é uma iniciativa que vem crescendo no Brasil. No Estado, a concessionária que registra o maior número desses casos é a AES Sul.
A chamada geração distribuída, que se caracteriza quando consumidores produzem energia renovável (como a solar ou a eólica) e, além de atenderem ao próprio consumo, podem destinar eventuais excedentes à rede elétrica, é uma iniciativa que vem crescendo no Brasil. No Estado, a concessionária que registra o maior número desses casos é a AES Sul.
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em janeiro, eram 213 unidades dentro do conceito de geração distribuída conectadas na malha gaúcha, sendo que 109 delas na área de abrangência da AES Sul. Informações mais recentes da empresa indicam que esse número subiu para 120. A companhia já regularizou e conectou 117 clientes que instalaram placas fotovoltaicas e outros três que aproveitam a energia eólica. Mais 84 projetos estão em análise na concessionária.
O engenheiro eletricista da AES Sul Erico Bruchmann Spier recorda que as primeiras gerações distribuídas na área de concessão da distribuidora começaram em 2013. O especialista frisa que todos os clientes (industriais, comerciais e residenciais) podem adotar essa medida, com exceção dos que se encontram no ambiente de mercado livre (grandes consumidores, que não adquirem da concessionária local a energia que utilizam). Os 120 clientes que usam energia renovável na área da AES Sul são uma universidade, dois órgãos públicos, 13 empresas e 104 residências. A cidade com o maior número de clientes conectados é Santa Cruz do Sul, com 32 pontos. Segundo a Aneel, as adesões ao modelo de geração distribuída têm crescido expressivamente no País desde as primeiras instalações, em 2012.
Entre 2014 e 2016, os casos quadruplicaram, passando de 424 para 1.930 conexões. Com a revisão da Resolução Normativa nº 482/2012, ocorrida neste mês e que simplifica procedimentos de registro, a estimativa da agência é que, até 2024, mais 1,2 milhão de consumidores passem a produzir sua própria energia, o equivalente a 4,5 MW de potência instalada (suficiente para atender toda a demanda média de energia do Rio Grande do Sul).
Spier comenta que, normalmente, o retorno do investimento na geração própria com a redução da conta de luz é alcançado entre oito e 10 anos. O interessado em produzir a sua energia deve buscar um profissional habilitado para fazer o projeto e a instalação dos equipamentos necessários. Após esse procedimento, a distribuidora local precisa ser avisada da intenção do cliente e fazer uma vistoria para averiguar se o processo foi conduzido corretamente. A concessionária precisa ainda colocar um medidor bidirecional (que permite perceber se a unidade está recebendo ou enviando energia para a rede).
A vantagem econômica para quem optar pela geração distribuída é a possibilidade de receber créditos da sua concessionária. Por exemplo, se uma casa tem o consumo de 100 kWh em um mês, mas gerou 150 kWh através de painéis fotovoltaicos, o proprietário terá um crédito de 50 kWh quando precisar receber energia da distribuidora devido a períodos de baixa intensidade solar. Esse benefício, conforme a Aneel, tem o prazo de validade de 60 meses e pode ser usado também para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular da conta de luz situadas em outro lugar, desde que na área de atendimento da mesma distribuidora. Por enquanto, as unidades com geração distribuída estão restritas ao sistema de créditos e não podem ter lucro com a venda da produção de eletricidade. Spier acrescenta que é mantida uma cobrança, devido à conexão na rede elétrica.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO