Porto Alegre, terça-feira, 08 de março de 2016. Atualizado às 14h17.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
29°C
30°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,7750 3,7770 0,50%
Turismo/SP 3,6500 3,9500 0%
Paralelo/SP 3,6500 3,9500 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Marketing 08/03/2016 - 10h30min. Alterada em 08/03 às 14h17min

Marcas de Quem Decide amplia categorias e se firma na valorização das empresas

MARCO QUINTANA/JC
Luiz Borges, do JC, e Paulo Di Vicenzi, da Qualidata, apresentaram os resultados da pesquisa

A 18ª edição do Marcas de Quem Decide mostrou renovação e mais diversificação ao alcançar a maioridade. A pesquisa anual promovida pelo Jornal do Comércio e Qualidata ganhou este ano novas categorias especiais, reforçando sua linha de frente, que já tinha a Grande Marca Gaúcha. As novas são Apoio ao Empreendedor e Responsabilidade Social, o que também reforça o engajamento em temas de sustentabilidade e abertura de espaços a novos negócios.
O diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, destacou o assunto. “Temos a iniciativa do GeraçãoE, novo canal de conteúdo editorial, para motivar o empreendedorismo. É a grande saída para o Brasil, principalmente em meio ao desemprego que cresce”, ressaltou Mércio, na abertura do evento de entrega dos diplomas aos vencedores que ocorreu na manhã desta terça-feira (8), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.
As novidades este ano avançam em outras 8 categorias, totalizando 83 segmentos pesquisados. Entraram no rol da pesquisa marcas que se destacam em inovação, rede óptica, entidade rural e sindicato patronal, entre outros. 
O diretor comercial do JC, Luiz Borges, ressaltou que os 18 anos reforçam o amadurecimento de um projeto que busca ampliar e aperfeiçoar as informações mercadológicas das operações. O diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, apontou que a percepção de marca mais lembrada e preferida é um dos diferenciais da iniciativa liderada pelo Jornal do Comércio.
Com 36,6% de lembrança e 26,6% de preferência, a Gerdau foi a Grande Marca Gaúcha de 2016, liderando nas duas avaliações, bem como em Responsabilidade Social. O diretor-presidente da siderúrgica, André Gerdau Johannpeter, reconheceu que o prêmio se consolida pela credibilidade e prestígio. "Ao longo dos anos foi possível perceber a evolução da pesquisa, que passou a contar com novas categorias premiadas e aumentou o número de entrevistados", comentou Johannpeter. "Esse reconhecimento nos incentiva ainda mais enfrentar os desafios do cenário econômico brasileiro e mundial", destacou o empresário. A Gerdau também foi a mais lembrada em Inovação.
A Tramontina, que ficou na segunda posição em Grande Marca Gaúcha tanto em preferência como lembrança, e liderou em talher e ferramenta, pode ter novidades para disputar posições em novas edições. O gerente comercial do grupo, Clovis Gusso, avalia o Marcas como um aval aos investimentos feitos nas linhas de produção. "Temos uma grande diversificação e vamos continuar a fazer aportes em novos segmentos", projetou Gusso, sem revelar quais serão.
No Apoio ao Empreendedor, o Sebrae-RS lidera a pesquisa. Entidades setoriais como a Fiergs, que compõe o conselho do Sebrae-RS, também aparecem bem colocadas em lembrança e preferência. O presidente da Fiergs. Heitor José Müller, já aponta investimentos em novos centros de formação e inovação, que somam R$ 180 milhões. “Estamos preparando a indústria 4.0. Hoje não precisa mais mão de obra, mas dedo de obra”, disse o dirigente.
Entre as novas categorias está o de registro de marcas e patentes, vencido pela Marpa. O diretor-presidente Valdomiro Soares citou que o esforço é por resultados e não expectativas. “Acho que é isso que faz com que sejamos lembrados e preferidos”, concluiu Soares. Para validar que os gaúchos consomem hoje espumante o ano todo, o gerente da regional sul da Salton, com 13,9% de lembrança, Cristiano Martins, comemorou a escolha. 
Outra novidade, a categoria de enlatados, teve a Oderich como a escolhida na lembrança e preferência. "É um grande orgulho ver o reconhecimento, pois é um trabalho de muitas gerações e em um contexto econômico de desafios", citou o diretor Marcos Odorico Oderich.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Indicação Geográfica dá vantagem a produtos
Obtenção de registros de procedência e de denominações de origem precisa de organização de cadeias produtivas
Marcas de Quem Decide completa 18 anos com novidades Mountain Dew chega a Porto Alegre
Bebida da PepsiCo desembarca em Porto Alegre
Caravana de Natal Coca-Cola passa por Porto Alegre nesta quarta-feira

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo