Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 03 de Março de 2016 às 22:09

Stemac registra redução na comercialização de grupos geradores

 Painel Agas em Foco - Cenários e oportunidades para a redução de custos com energia    na foto: Jorge Luiz Buneder

Painel Agas em Foco - Cenários e oportunidades para a redução de custos com energia na foto: Jorge Luiz Buneder


JONATHAN HECKLER/JC
Se nos últimos anos as vendas de grupos geradores da Stemac foram aquecidas pela instabilidade do fornecimento de energia (causada por demandas elevadas devido ao calor), agora, com a diminuição do consumo de eletricidade, motivada pela crise econômica e temperaturas mais amenas, há uma retração. O presidente da empresa, Jorge Luiz Buneder, estima em cerca de 15% a queda de vendas, em relação a 2015.
Se nos últimos anos as vendas de grupos geradores da Stemac foram aquecidas pela instabilidade do fornecimento de energia (causada por demandas elevadas devido ao calor), agora, com a diminuição do consumo de eletricidade, motivada pela crise econômica e temperaturas mais amenas, há uma retração. O presidente da empresa, Jorge Luiz Buneder, estima em cerca de 15% a queda de vendas, em relação a 2015.
No entanto, o executivo salienta que o nível de consultas continua alto. "Isso significa que as pessoas estão aguardando o momento mais favorável para tomar a decisão", argumenta. Além do aproveitamento dos geradores em casos de falta de luz, o empresário afirma que os equipamentos podem ser usados no horário de ponta (de maior consumo, em que a energia torna-se mais cara), possibilitando uma diminuição de aproximadamente 25% no custo da eletricidade.
Buneder foi um dos palestrantes do painel Agas em Foco - Cenários e oportunidades para a redução de custos com energia, promovido nessa quinta-feira, pela Associação Gaúcha de Supermercados, no Ritter Hotel, em Porto Alegre. O dirigente ressalta que o segmento supermercadista necessita ter uma fonte de energia emergencial devido à questão de segurança e por causa da conservação de produtos refrigerados. Também são clientes costumeiros da Stemac algumas indústrias, clínicas, escritórios etc. Os valores dos geradores iniciam na faixa de R$ 30 mil e, com o aumento da potência, chegam até R$ 700 mil. A Stemac tem capacidade para produzir em torno de 1 mil equipamentos ao mês.
O diretor executivo da Ludfor Consultoria em Energia, Douglas Ludwig, frisa que é fundamental as empresas contarem com os geradores para ter confiabilidade quanto ao fornecimento de energia. Sobre o corte de custos, o analista cita ainda a possibilidade da migração para o mercado livre (formado por grandes consumidores, que podem escolher de quem vão comprar a eletricidade). Ludwig diz que, atualmente, esse ambiente apresenta preços atrativos, em relação aos praticados pelas distribuidoras de energia que atendem ao chamado cliente ativo. O integrante da Ludfor calcula uma economia entre 25% e 30% para quem adota essa atitude. Atualmente, 331 companhias gaúchas são consumidores livres, sendo que 225 delas encontram-se na área de abrangência da RGE, 58 na da AES Sul e 48 na da CEEE-D.
Outro participante do evento realizado pela Agas foi o conselheiro do grupo temático de energia da Fiergs e diretor da Siclo Consultoria em Energia, Paulo Milano. O consultor salientou que o panorama do setor elétrico nacional mudou muito nos últimos meses. "Há um ano, tivemos uma ameaça quase que iminente de racionamento, hoje não há a menor perspectiva disso", indica.
Milano projeta que não haverá bandeira vermelha nas contas de luz dos brasileiros (medida que onera as tarifas quando gerações mais caras são ativadas, como é o caso das termelétricas), pelo menos, até o mês de julho. Porém, o diretor da Siclo adverte que a imposição da bandeira precisa ser submetida a critérios técnicos e não pode ser motivada por alguma questão política.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO