Porto Alegre, quinta-feira, 03 de março de 2016. Atualizado às 00h26.
Dia do Meteorologista.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
25°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8870 3,8890 1,34%
Turismo/SP 3,8000 4,0500 0,97%
Paralelo/SP 3,8000 4,0500 0,97%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Gestão Notícia da edição impressa de 03/03/2016. Alterada em 02/03 às 23h46min

Sérgio Maia assume presidência da ADVB/RS

MARCO QUINTANA/JC
Maia cita a consolidação da entidade como ferramenta de união

Guilherme Daroit

Ex-presidente da filial brasileira do grupo Sonae e proprietário da consultoria em investimentos Trust&Co, o empresário português Sérgio Maia é o novo presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). Entre seus objetivos, o novo mandatário cita a consolidação da entidade como uma ferramenta de união dos empresários em um momento de crise, além da criação de novas lideranças para a categoria no Estado. Maia, que foi empossado ontem em almoço na sede da instituição, em Porto Alegre, sucede a Carlos Biedermann no cargo e cumprirá mandato de dois anos.
"A crise é um estimulador para que empresários congreguem-se, em volta de uma associação, para pensar soluções", afirmou Maia. O novo mandatário, que afirma não ter ainda uma cartilha bem definida de ações, defendeu o papel dos dirigentes de marketing para ajudar a reverter o quadro de pessimismo com a economia brasileira. "Além de aspectos políticos e financeiros, a crise tem um forte aspecto comportamental, em que os agentes adiam decisões e acabam retroalimentando a crise. Podemos ajudar a acelerar esse processo de saída", afirmou Maia, que ressaltou, porém, que sem um quadro político mais bem definido, será difícil que os empresários consigam fazer a sua parte.
Sobre o outro pilar de sua gestão, Maia defendeu que a entidade crie estímulos para o surgimento de uma nova geração de lideranças para os próximos 15 anos. "O Estado foi servido muito tempo por grandes empresários, que se tornaram ícones em todo o País. Mas, quando olhamos a lista das maiores empresas gaúchas, vemos que são todas empresas tradicionais. Podemos ser a ponte entre a inovação e a tradição", defendeu. Para isso, o mandatário citou, além do espaço aberto para o diálogo, ainda capacitações acadêmicas que, ao mesmo tempo, também ajudem a estimular os empresários mais tradicionais.
Com uma carreira ligada ao varejo - o Sonae, por exemplo, era o proprietário das redes de supermercado Nacional e BIG -, Maia também afirmou acreditar que a situação do setor ainda vai piorar um pouco antes de começar a melhorar, principalmente pela falta de crédito e pela tendência de alta no desemprego. "O varejo vai ter de continuar apertando o cinto, reduzindo gastos, mas buscando se adaptar à nova conjuntura, com produtos menores, mais baratos", projetou.
O presidente, porém, relativizou a situação, afirmando que, quando aparecem bons projetos, eles conseguem se desenvolver mesmo em meio à crise. "Sou investidor de um shopping em Passo Fundo, por exemplo, com inauguração prevista para 2018 e que já está com a metade da área alugada", afirma o empresário.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Superintendente do Trabalho assume em momento desafiador MEIs totalizaram 76% das empresas abertas em 2015 Apenas 9% das MPEs devem contratar crédito Serviços in company conquistam espaço

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo