Porto Alegre, quinta-feira, 17 de mar�o de 2016. Atualizado �s 22h20.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
27°C
28�C
23�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,6500 3,6520 2,32%
Turismo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
Paralelo/SP 3,6100 3,8000 4,28%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

teatro Not�cia da edi��o impressa de 18/03/2016. Alterada em 17/03 �s 18h44min

Danielle Winits encarna Marilyn Monroe no Theatro S�o Pedro

GUGA MELGAR/DIVULGAÇÃO/JC
Danielle Winits (esquerda) estrela peça sobre Marilyn Monroe

Luiza Fritzen

Fútil, namoradeira, sensual, bonita, sofisticada, triste. Esses são apenas alguns dos rótulos dados a uma das mais conhecidas atrizes americanas e que são desmistificados na peça que entra em cartaz nesta sexta-feira, às 21h, no Theatro São Pedro. Estrelada por Danielle Winits e Maria Eduarda de Carvalho, Depois do amor - um encontro com Marilyn Monroe tem sessões também no sábado, às 20h, e no domingo, às 18h.
Escrita por Fernando Duarte, a montagem celebra os 90 anos que Marilyn Monroe completaria em julho. Após uma grande pesquisa sobre a mulher mais sexy do século passado, o autor optou por dar vida a um dos momentos ímpares vivido pela estrela. A peça retrata o reencontro da musa com uma ex-amiga, Margot Taylor, e a conversa que tiveram dois dias antes da morte da atriz.
Marilyn e a amiga tornaram-se íntimas nos bastidores de um filme, em 1952. Na época assistente de figurino, Margot namorava o jogador de beisebol Joe DiMaggio, que a abandonou para se casar com Marilyn. Contudo, o casamento durou apenas nove meses - Margot terminou sem namorado e sem amiga.
Dez anos depois, durante as filmagens de Something's got to give, último filme da diva e que não chegou a ser concluído, as duas voltam a ficar frente a frente. Marilyn passou dias sem gravar, alegando uma série de doenças, e voltou ao set alguns quilos mais magra. Para fazer os ajustes em seus vestidos, Margot é chamada e as duas amigas se reencontram após viverem uma história de amor com o mesmo homem.
De forma humorada, a peça estuda a alma feminina e os questionamentos que as mulheres enfrentam até hoje, como conciliar família e carreira, ser independente e valorizada pelo seu trabalho. O choque entre um dos maiores mitos da feminilidade do século XX e uma mulher comum resulta em um diálogo sobre passado, amores, alegrias e aflições. Apesar de viverem em mundos diferentes, as dificuldades de ter autonomia em uma sociedade controlada pelos homens e a busca por amar e ser amada as aproxima.
Segundo o autor, a obra mostra a Marilyn desconhecida pelo público, vai além das curvas e clichês de sex symbol ou loira burra. "A ideia é revelar a estrela na pele de mulher comum, inteligente, divertida, culta", comenta. A admiração pela atriz surgiu ao estudar mais sobre ela. "Marilyn estava muito à frente do seu tempo, ela não aceitava ser submissa ou difamada por fazer as mesmas coisas que os homens", completa Duarte.
A direção do projeto é de Marília Pêra, que faleceu no dia 5 de dezembro de 2015, data em que estreou a peça. Vítima do câncer, a dedicação da dama dos palcos brasileiros como diretora foi uma de suas heranças para a montagem, realizando, inclusive, ensaios na sala da própria casa. "Foi muito comovente ver Marília, mesmo com dor, querendo dirigir e dar o seu melhor pelo espetáculo. Ela deixou tudo pronto, e a peça é uma homenagem a Marilyn, mas também a Marília", declara Duarte. Trazer à tona a musa de Hollywood nos anos 1950 em uma versão humana e forte foi um dos fatores que atraíram Danielle Winits. "A vida de Marilyn também mostra um pouco os perigos e riscos do estrelato excessivo e como os sonhos se constroem e se desfazem ao longo da vida", afirma ela.
Para incorporar a personagem, Danielle conta que foi preciso desconstruir o sex symbol através de uma interpretação emotiva e densa. "Marilyn sofreu muito. Teve relacionamentos muito complicados. Apesar de ser um símbolo, não era tão respeitada quanto gostaria que fosse como atriz e como mulher." Sobre trabalhar com Marília Pêra, a atriz declara que "ela era uma mestra, um gênio. Para mim, ela é imortal e agora nos acompanha de um lugar bem bonito", encerra.
Marilyn Monroe era o nome artístico de Norma Jean Mortenson. A estrela atuou em mais de 30 filmes e ficou mais conhecida pela comédia Os homens preferem as loiras. Em agosto de 1962, a atriz foi encontrada morta devido a uma overdose de calmantes, segundo a versão oficial.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Cerim�nia premia vencedores do A�orianos de Teatro Theatro S�o Pedro baixa pontua��o mas segue como marca dominante Terreira da Tribo espera h� oito anos pela casa pr�pria Teatro Novo: de pai para filha

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo