EDUARDO MARTINO/AFP/JC
ONE OF THE LATEST US NAVY VESSELS, THE USS AMERICA (LHA6), IS SEEN DOCKED AT PIER MAUA IN RIO DE JANEIRO ON AUGUST 6, 2014. THE SHIP IS ON ITS MAIDEN VOYAGE AROUND THE AMERICAS. AFP PHOTO/EDUARDO MARTINO
A gestão privada dos portos de passageiros no País também pode, na expectativa do governo, ajudar a recolocar o Brasil em rotas de cruzeiros, que vem evitando a nossa costa. Desde 2010, o número de grandes navios vem caindo vertiginosamente. No verão de 2010 e 2011, foram 20 os transatlânticos no País e, no último, foram 10. A previsão da Clia Abremar para o próximo verão é de apenas cinco embarcações.
Embora os navios sejam cada vez maiores, o número de passageiros também caiu, de 792 mil no verão 2010/2011 para 597 mil no último. O mercado brasileiro quer, com esses novos portos sob gestão privada, concorrer por uma fatia maior do setor internacional de cruzeiros. Até 2020, devem ser levados ao mar quase 50 novos navios transatlânticos no mundo. O governo brasileiro espera dobrar a circulação de passageiros no País no médio prazo.
Leia o texto integral em nossa
ediÇÃo para folhear
- Acesso gratuito, durante fase de avaliação, mediante cadastro.
- Clique aqui para acessar.