Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mercado

- Publicada em 31 de Março de 2016 às 15:57

Avanço sob o capô do Peugeot 208

A PSA Peugeot Citroën promove a estreia do moderno motor 1.2 de três cilindrosna linha 2017 do Peugeot 208

A PSA Peugeot Citroën promove a estreia do moderno motor 1.2 de três cilindrosna linha 2017 do Peugeot 208


PEUGEOT/DIVULGAÇÃO/JC
O grupo automotivo introduz no Brasil o novo propulsor PureTech Flex. O primeiro modelo a recebê-lo será o atualizado Peugeot 208, que começa a ser produzido na fábrica de Porto Real (RJ) e, em breve, estará à venda nas concessionárias da marca.
O grupo automotivo introduz no Brasil o novo propulsor PureTech Flex. O primeiro modelo a recebê-lo será o atualizado Peugeot 208, que começa a ser produzido na fábrica de Porto Real (RJ) e, em breve, estará à venda nas concessionárias da marca.
Inicialmente, o propulsor será importado da França, mas a PSA já realiza aportes para sua nacionalização. De 1.2 litro e com três cilindros, ele é definido pela PSA com um dos mais econômicos e com menor nível de emissões disponíveis no País.
"O novo motor 1.2 de três cilindros Flex pertence à consagrada família PureTech. Ele representa o que temos de mais moderno em todo o mundo. O Novo Peugeot 208 reforça o compromisso de fabricar produtos modernos e de alta qualidade em Porto Real. Somando os dois projetos, investimos cerca de R$ 200 milhões visando aos mercados latino-americanos", declara Carlos Gomes, presidente para o Brasil e América Latina do Grupo PSA Peugeot Citroën.
A motorização PureTech possui tamanho compacto, peso reduzido e materiais inovadores de baixo atrito, fatores essenciais na sua bem-sucedida receita de desempenho, economia e menor poluição. Segundo a fabricante, o 1.2 de três cilindros Flex reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 em média em cerca de 20% na comparação com propulsores de quatro cilindros de potência equivalente.
Entre seus atributos técnicos de destaque estão as quatro válvulas por cilindro, duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote e coletor de escapamento integrado ao cabeçote.
O motor chega à América Latina desenvolvido para as condições locais, em um trabalho de adaptação que durou três anos. Para o funcionamento com o etanol, a taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1; o sistema de partida a frio funciona com aquecimento de combustível no injetor (eliminando o "tanquinho" de combustível); o conjunto pistão-anéis foi reforçado com a utilização de injetores de óleo fundo de pistão; as válvulas e sedes foram reforçados; e foram instaladas velas especiais.
Abastecido com 100% de etanol, o Novo Peugeot 208 com propulsor 1.2 de três cilindros alcança a potência máxima de 90 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 127 Nm a 2.750 giros. A atualização do compacto inclui, além da nova família de motores, aprimoramentos de estilo, acabamento e novos equipamentos.

O hatchback compacto ganha uma série especial baseada na sua versão de acabamento Allure


PEUGEOT/DIVULGAÇÃO/JC
Repleto de itens de fábrica focados em tecnologia, conforto e segurança, o 208 InConcert oferece ao consumidor uma qualidade de som diferenciada em relação aos veículos do seu segmento. Limitada em 500 unidades, a série especial traz um novo conjunto de quatro alto-falantes de 35 watts de potência que, em conjunto com a central multimídia, garante qualidade sonora superior.
O Peugeot 208 InConcert apresenta também jogo de tapetes em carpete, soleiras dianteiras com aspecto de alumínio escovado e monograma nas laterais que identifica a edição especial. Sua central multimídia é constituída de uma tela de LCD sensível ao toque de sete polegadas. Há ainda comandos no volante para rádio e telefone, conexão Bluetooth para celular com streaming de áudio e navegação via GPS.
O modelo está disponível com dois motores bicombustíveis: o 1.5 litro de oito válvulas com 93 cv de potência (etanol), associado ao câmbio manual de cinco marchas; e o 1.6 litro 16 válvulas com 122 cv (etanol), atrelado à transmissão automática com possibilidade de trocas manuais por meio de aletas no volante.