Porto Alegre, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016. Atualizado às 10h01.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
37°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0140 4,0160 0,55%
Turismo/SP 3,7500 4,1700 0,47%
Paralelo/SP 3,7500 4,1700 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Estados Unidos Notícia da edição impressa de 17/02/2016. Alterada em 16/02 às 21h42min

Sucessão de juiz da Suprema Corte esquenta corrida eleitoral no país

DREW ANGERER/AFP/JC
Tribunal julgará casos de imigrantes ilegais e a legalidade do aborto

Os senadores republicanos nos Estados Unidos estão mobilizados em torno do líder do partido no Senado, Mitch McConnell, para insistir que apenas o sucessor do presidente Barack Obama preencha a vaga na Suprema Corte após o falecimento do juiz Antonin Scalia, ocorrido no fim de semana. Democratas, que tentam recuperar a maioria no Senado, acusaram imediatamente os republicanos de colocarem os conflitos políticos acima da responsabilidade constitucional.
Os republicanos reiteram que o próximo presidente, que vencerá as eleições de novembro, deve escolher o jurista. No entanto, democratas contra-argumentam que Obama é o presidente dos EUA até 20 de janeiro de 2017 e tem o direito constitucional de nomear o substituto de Scalia.
"O presidente Obama insiste que irá nomear alguém para o tribunal. Ele certamente tem autoridade para fazer isso. Mas vamos ser claros: o candidato será rejeitado pelo Senado", acrescentou o senador republicano Pat Toomey, da Pensilvânia.
Obama disse que vai cumprir o seu dever constitucional e nomear um substituto no devido tempo. "Ao ignorar o seu mandato constitucional, o Senado iria sabotar o mais alto tribunal nos EUA e tem como objetivo um míssil processual na base do nosso sistema de freios e contrapesos", disse o líder da minoria no Senado, Harry Reid.
A morte de Scalia elevou as apostas na corrida presidencial e na batalha pelo controle do Senado, porque o seu substituto vai determinar a inclinação ideológica da Alta Corte. Scalia era um juiz conservador, e o tribunal está agora dividido entre quatro magistrados de tendência liberal e quatro de tendência conservadora.
A Suprema Corte norte-americana examinará questões cruciais para os Estados Unidos nos próximos meses, entre elas o destino de imigrantes em situação irregular e a legalidade de clínicas de aborto.
O caso dos imigrantes sem documentos mostra a temperatura sob a qual a Suprema Corte atuará no último ano do governo Obama. Em plena campanha, o tema é um dos que mais divide pré-candidatos à Casa Branca. O programa federal, que impede a deportação de cerca de 4 milhões de estrangeiros sem documentos, foi decretado por Obama por ato executivo. O direito ao aborto também será avaliado em março, em mais uma ação originada no Texas, que pode resultar no fechamento de 30 das 40 clínicas de aborto no Estado.
 
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Trump e Sanders vencem segunda prévia na corrida à Casa Branca Ted Cruz e Hillary Clinton saem na frente nas primárias; Bernie Sanders surpreende Nevasca paralisa grande parte da costa leste e deixa ao menos 18 mortos nos EUA Obama diz que EUA acabaram com as chances do Irã obter bomba nuclear

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo