Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 10 de Fevereiro de 2016 às 10:12

Trump e Sanders vencem segunda prévia na corrida à Casa Branca

O democrata Sanders comemorou os 60% dos votos nas primárias de New Hampshire

O democrata Sanders comemorou os 60% dos votos nas primárias de New Hampshire


JEWEL SAMAD/AFP/JC
Em votação que confirmou a fama de Estado independente, New Hampshire deu vitória nas primárias desta terça-feira (9) a dois pré-candidatos à Presidência dos EUA não alinhados às bases tradicionais de seu partidos: o senador Bernie Sanders, do lado democrata, e o empresário Donald Trump, entre os republicanos.
Em votação que confirmou a fama de Estado independente, New Hampshire deu vitória nas primárias desta terça-feira (9) a dois pré-candidatos à Presidência dos EUA não alinhados às bases tradicionais de seu partidos: o senador Bernie Sanders, do lado democrata, e o empresário Donald Trump, entre os republicanos.
Com 89% das urnas apuradas, Sanders, senador independente por Vermont de discurso socialista, vencia com 60%, ante 38,4% de Hillary. Entre os republicanos, com 89% das urnas apuradas, o bilionário e apresentador de TV Trump estava com 35,1%, quase 20 pontos à frente do governador de Ohio, John Kasich (15,9%), que, se confirmada a posição, terá alcançado surpreendente segundo lugar em New Hampshire, após meses sem ter destaque.
Kasich tem usado uma mensagem centrista e positiva em contraste com o populismo radical de Trump.
A terceira posição estava sob disputa entre o senador ultraconservador Ted Cruz, do Texas, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o senador pela Flórida Marco Rubio. Em ambos os partidos, os vencedores já eram previstos pelas pesquisas --e diferentes de Iowa, o primeiro Estado a votar e que deu vitória a Cruz e Hillary.
Analistas apostavam que um resultado expressivo de um nome moderado em New Hampshire seria fundamental para conter o avanço de Trump, temido pela direção partidária por suas propostas populistas e radicais.
"Se ele perdesse em New Hampshire, sua campanha sofreria um enorme dano. Mas uma vitória, com mais de 15 pontos de vantagem, faz dele um pré-candidato ainda mais formidável nos próximos Estados", disse Andrew Smith, professor de ciência política da Universidade de New Hampshire, antes de o resultado ser apurado.
A disputa sobre quem será o maior rival de Trump no partido se embolou, porque, diferentemente de Iowa, em que Ted Cruz se enquadrava no perfil do eleitor republicano local, em New Hampshire "não havia um pré-candidato natural", segundo Smith. O senador Marco Rubio vinha em ascensão desde Iowa, mas se saiu muito mal no debate realizado no sábado (6) e perdeu espaço.
Estado-chave das eleições americanas por realizar uma das primeiras prévias, New Hampshire tem algumas características que não se refletem no restante do país. A população é majoritariamente branca (acima de 90%), relativamente mais velha e mais rica.
Metade dos eleitores republicanos se considera moderada, e os democratas tendem a se posicionar mais à esquerda que a média nacional. Um dos principais fatores a compor a imprevisibilidade do eleitorado do Estado é a opção de mais de 40% se declarar independente, sem preferência partidária.
Esse perfil contribuiu para a vitória de Sanders, segundo o professor da Universidade de New Hampshire. "O Partido Democrata no Estado tem historicamente 35% a 40% de filiados que não apoiam o candidato de escolha do partido, e essa outra pessoa em geral é mais progressista", diz Smith.
O grande número de postulantes do lado republicano favoreceu o cenário tumultuado abaixo de Trump, e 46% dos eleitores do partido disseram ter decidido o voto no dia anterior à primária.

'Nosso recado vai ecoar de Wall Street a Washington', diz Sanders

O senador Bernie Sanders disse que o resultado em New Hampshire consolidou o discurso de sua pré-campanha à Presidência dos Estados Unidos. "Mandamos um recado que vai ecoar de Wall Street a Washington, do Maine à Califórnia, de que o governo do nosso grande país pertence a toda a população, não apenas a uma dezena de doadores de campanha ricos e seus 'super Pacs'", discursou na noite de terça-feira (9).
Sua oponente, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, disse que dará a volta por cima. "Não importa se você cai, importa se você consegue se reerguer", declarou. O empresário Donald Trump, que ficou em primeiro na disputa republicana em New Hampshire, depois de um segundo lugar em Iowa, fez um discurso otimista.
"Vamos começar a ganhar agora, e vamos ganhar tanto, vocês ficarão tão felizes", afirmou.
O senador republicano pela Flórida Marco Rubio, que ficou em terceiro lugar em Iowa com boa votação, acabou perdendo posições em New Hampshire. Em discurso em Manchester, ele atribuiu o mau desempenho à sua atuação em debate entre pré-candidatos no sábado (6).
"Eu estou desapontado, mas quero que entendam, não é com vocês, mas comigo mesmo", declarou em uma sala de convenções de um hotel repleto de apoiadores. "Eu não fui bem sábado à noite e, ouçam, isso não acontecerá de novo", garantiu. "Hoje não terminamos onde queríamos terminar, mas isso não mudará onde terminaremos ao final desse processo."
 governador John Kasich, de Ohio, que disparou em New Hampshire com uma campanha otimista, comemorou o resultado. "Hoje, a luz superou a escuridão", disse.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO