Porto Alegre, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016. Atualizado às 11h40.
Dia do Comediante.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
30°C
32°C
27°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9420 3,9440 0,17%
Turismo/SP 3,8000 4,1000 0%
Paralelo/SP 3,8000 4,1000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Agronegócios Notícia da edição impressa de 26/02/2016. Alterada em 26/02 às 11h40min

Clima beneficia lavouras de grãos no Rio Grande do Sul

KÁTIA MARCON/DIVULGAÇÃO/JC
Milho tem apresentado bons índices de produtividade e qualidade

De acordo com o informativo conjuntural divulgado pela Emater nesta quinta-feira, as condições climáticas registradas na última semana contribuíram com os produtores gaúchos que investem nos principais grãos de verão. Com o clima favorável, os produtores de milho puderam dar seguimento à colheita da área de milho safra. Os atuais índices de produtividade e qualidade estão trazendo otimismo aos agricultores, gerando expectativa de que o quadro se mantenha até o final da safra. Como exceção, algumas áreas pontuais da região Sul apresentam deficiência de chuvas, o que gera déficit hídrico e prejudica a cultura e sua produção, explicam os técnicos da Emater.
Principalmente na metade Norte do Rio Grande do Sul, os produtores estão acelerando a colheita do grão para liberar as automotrizes para a colheita da soja, que se aproxima. Nessa semana, o milho manteve o comportamento anterior, com alta na cotação da saca de 60 quilos, subindo mais 3,98%, elevando o preço a R$ 36,28.
Também beneficiada pelas condições meteorológicas, a cultura da soja segue em sua evolução, mantendo-se majoritariamente nas fases de floração e principalmente em enchimento de grãos, mas já acusando 10% da área madura e pronta para ser colhida e 1% já colhido, no Noroeste do Estado.
Em relação ao arroz, a maior parte da lavoura do Estado encontra-se nas fases de emborrachamento, floração e enchimento de grãos, já apresentando 4% do produto colhido. As condições climáticas continuam favorecendo a evolução das plantas, a realização de tratos culturais, e também os trabalhos de colheita nas áreas semeadas em setembro. Os dias com alta luminosidade e temperatura foram benéficos para as lavouras que se encontram em floração e maturação dos grãos (período reprodutivo), salienta o informativo.
Os orizicultores no Médio Litoral e no entorno da Lagoa dos Patos aproveitaram para efetuar manejo da água e aplicação de fungicida para prevenção da brusone. A colheita já se encontra em andamento em Itaqui, São Borja, Maçambará e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Taxa de câmbio mantém alta de custos e de preços recebidos, diz Farsul
Os Índices de Inflação de Custos de Produção (IICP) e de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) apresentaram forte alta em janeiro
Público no primeiro fim de semana da Festa da Uva supera números de 2014 Atrações da Festa da Uva são opção de lazer no fim de semana Primeiras lavouras de soja começam a ser colhidas no Estado

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo