Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Tecnologia

- Publicada em 23 de Fevereiro de 2016 às 21:44

IBM reforça parcerias para avançar em cloud

 2Tecnologia IBM InterConnect 2016 foto Patricia Knebel

2Tecnologia IBM InterConnect 2016 foto Patricia Knebel


PATRICIA KNEBEL/ESPECIAL/JC
Acelerar a adoção da cloud híbrida está no centro da estratégia da IBM para este ano. A gigante de tecnologia aproveitou a presença de cerca de 22 mil clientes, parceiros e especialistas em tecnologia durante o IBM InterConnect 2016, que acontece esta semana, para apresentar uma série de novidades. A principal conferência de cloud e mobile da empresa acontece no MGM Grand e Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA).
Acelerar a adoção da cloud híbrida está no centro da estratégia da IBM para este ano. A gigante de tecnologia aproveitou a presença de cerca de 22 mil clientes, parceiros e especialistas em tecnologia durante o IBM InterConnect 2016, que acontece esta semana, para apresentar uma série de novidades. A principal conferência de cloud e mobile da empresa acontece no MGM Grand e Mandalay Bay, em Las Vegas (EUA).
Firme na aposta de que a cloud pode apoiar os negócios das empresas, a companhia lança mão de novos acordos estratégicos - como com a VMware -, upgrade de relações já existentes com players como Apple e um melhor aproveitamento do seu próprio portfólio de soluções para a construção de um ambiente mais inovador e colaborativo. Além disso, está ampliando o apoio aos desenvolvedores.
"Cloud não é o destino, é o caminho para se acelerar a inovação dos modelos de negócios e dos processos nas empresas", comenta o vice-presidente sênior de IBM Cloud, Robert LeBlanc.
Dentro dessa perspectiva, uma das novidades foi o anúncio de novos APIs (interface de programação de aplicativos) para a plataforma do seu supercomputador Watson. O Tone Analyzer, Emotion Analysis e o Visual Recognition já estão disponíveis em versão beta. Essas ferramentas exploram fatores emocionais e visuais, melhorando a percepção de como as máquinas podem interagir com os seres humanos.
O gerente-geral de IBM Watson, David Kenny, afirma que a empresa está trabalhando cada vez mais para simplificar a plataforma, tornando mais fácil construir, ensinar e implantar a tecnologia. "Continuamos avançando para oferecer aos desenvolvedores da plataforma Watson novos recursos para ajudá-los a criar aplicativos e serviços dinâmicos", diz.
Para agilizar a adoção de cloud híbrida nas empresas, a IBM firmou um acordo global com a VMware. Isso deve acontecer na medida em que, agora, os clientes terão acesso a um ambiente VMware SDDC pré-configurado, integrando VMware vSphere, NSX e Virtual SAN na IBM Cloud.
O modelo híbrido envolve a adoção da cloud pública - que é o uso de servidores de terceiros especializados - para algumas aplicações enquanto outras permanecem em data centers próprios. Geralmente, as empresas optam por deixar aplicações mais sensíveis do ponto de vista de segurança e governança, em "casa".
Também foi anunciado durante o IBM InterConnect 2016 um avanço para uma próxima etapa da relação com a Apple com a ampliação do foco no desenvolvimento de aplicativos corporativos usando o Swift, linguagem de programação desenvolvida pela Apple para a criação de apps para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch.
Essa aliança é considerada poderosa pela IBM, porque a ideia é estender o Swift para dentro da plataforma de servidores da multinacional, o que vai agilizar o desenvolvimento de aplicações mais robustas que suportem a transformação digital.

Nuvem é aliada para acelerar os processos de transformação digital

Oferecer serviços tradicionais de uma forma completamente nova, garantindo uma melhor experiência aos usuários. É isso que estão fazendo empresas como Uber, Airbnb e Netflix.
Estas startups estão criando um novo modelo de consumo de produtos e serviços, usando muito bem tecnologias como cloud, análise de dados e mobile para sustentar os negócios e se relacionar com os clientes. "Para essas novas companhias, é mais fácil serem digitais, na medida em que elas já arrancaram as suas operações utilizando esses conceitos", admite o VP de IBM Cloud América Latina, Gonzalo Escajadillo.
Os players tradicionais precisam mudar radicalmente para se manterem competitivos. Um processo que, segundo o gerente-geral de Analytics Platform e Cloud Data Services na IBM, Derek Schoettle, pode e deve ser apoiado por cloud. "Além das vantagens econômicas e tecnológicas dessa plataforma, a grande questão hoje em dia é a capacidade que cloud tem de ajudar as corporações a se moverem mais rápido e a inovarem", destaca.

Empresas brasileiras diminuem gap de adoção da nova tecnologia

 2Tecnologia IBM InterConnect 2016 foto Patricia Knebel

2Tecnologia IBM InterConnect 2016 foto Patricia Knebel


PATRICIA KNEBEL/ESPECIAL/JC
Ao contrário do que já aconteceu com outras tecnologias, o gap de adoção da nuvem no Brasil não é tão grande em relação aos mercados mais maduros, afirma o vice-presidente IBM Cloud Brasil, Tomaz Oliveira. Especialmente nas empresas de grande porte.
As pequenas e médias também estão migrando, porém precisam de um pouco mais aconselhamento sobre como conduzir esse processo, observa o executivo. O mercado corporativo descobriu na cloud computing a possibilidade de contratar soluções corporativas, como e-mail, ERP ou ferramentas de BI, por exemplo, como serviço e não mais investir em infraestrutura (como a compra de licenças de software).
Durante muito tempo, essa facilidade e a redução de custos propiciada pelo uso da infraestrutura de parceiros especializados, além do fato de a nuvem possibilitar o acesso a aplicações corporativos em qualquer local, pela internet, seduziu os gestores que começaram a migrar para esse ambiente. Hoje, Oliveira comenta que o papel dessa plataforma é ainda mais estratégico. "Cloud é muito mais que uma infraestrutura de serviços, é uma habilitadora da transformação digital das empresas", afirma.