Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 22 de Fevereiro de 2016 às 21:07

IBM firma acordos para acelerar adoção de cloud nas empresas

IBM Interconnect 2016, vice-presidente de produto e marketing da Apple, Brian Croll

IBM Interconnect 2016, vice-presidente de produto e marketing da Apple, Brian Croll


Patricia Knebel/Especial JC
A IBM anunciou nesta segunda-feira (22), em Las Vegas, no Estados Unidos, acordos para reforçar a adoção de cloud híbrida pelas corporações. A estratégia foi um dos destaques do primeiro dia do IBM InterConnect 2016, que ocorre na cidade norte-americana.
A IBM anunciou nesta segunda-feira (22), em Las Vegas, no Estados Unidos, acordos para reforçar a adoção de cloud híbrida pelas corporações. A estratégia foi um dos destaques do primeiro dia do IBM InterConnect 2016, que ocorre na cidade norte-americana.
A vantagem, vista por muitas empresas nesse modelo, é que apenas uma parte dos seus dados ficam em provedores públicos. Enquanto isso, as informações consideradas mais sensíveis do ponto de vista da segurança podem estar em um data center privado.
Uma das novidades foi uma parceria com a VMware, que vai permitir que os clientes corporativos possam estender os seus ambientes de trabalho já existentes, da forma como eles estão atualmente, para cloud. Para isso ser possível, as companhias desenharam uma arquitetura que permitirá o acesso a um ambiente VMware SDDC pré-configurado, integrando VMware vSphere, NSX e Virtual SAN na IBM Cloud.
Também foi anunciada a próxima fase do projeto para levar para o ambiente da nuvem o Swift, linguagem de programação intuitiva desenvolvida pela Apple para a criação de aplicativos (apps) para iOS, Mac, Apple TV e Apple Watch.
As empresas apresentaram nesta segunda-feira um preview do Swift Runtime e Swift Package Catalog, que deve ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos corporativos pela internet.
“A Apple é uma parceira muito próxima e estamos colaborando para acelerar o desenvolvimento na nuvem de aplicativos iOS”, comenta o vice-presidente sênior de IBM Cloud, Robert LeBlanc. Essa parceria foi potencializada depois que, em dezembro de 2015, a Apple decidiu abrir o código do Swift. A partir disso, a IBM criou o Swift SandBox, ferramenta on line que permite que as pessoas façam os seus aplicativos usando a nuvem.
“Tornamos o Swift open source porque acreditamos que essa é a linguagem de desenvolvimento do futuro”, disse o vice-presidente de produto e marketing da Apple, Brian Croll. Segundo Croll, a ferramenta torna muito fácil o desenvolvimento de aplicativos. "É simples para aprender e divertido de programar”, completa o vice-presidente de produto e marketing da Apple. Players como American Airlines, Yahoo e Linkedin já usam o Swift.
Cloud e as empresas brasileiras
O vice-presidente da IBM Cloud Brasil, Tomaz Oliveira, aponta que a aplicação de cloud assume papel de "transformação digital" nas empresas. "A maioria das pessoas, incluindo empresários, ainda associa cloud com infraestrutura como serviço. Nossa visão é diferente", avisa o vice-presidente. "Cloud é acelerador e viabilizador da transformação digital." 
Ao contrário do que já aconteceu com outras tecnologias, o gap de adoção da nuvem no Brasil não é tão grande em relação aos mercados mais maduros, afirma o vice-presidente IBM Cloud Brasil, Tomaz Oliveira. Especialmente nas empresas de grande porte.
As pequenas e médias também estão migrando, porém precisam de um pouco mais aconselhamento sobre como conduzir esse processo, observa o executivo. O mercado corporativo descobriu na cloud computing a possibilidade de contratar soluções corporativas, como e-mail, ERP ou ferramentas de BI, por exemplo, como serviço e não mais investir em infraestrutura (como a compra de licenças de software).
Durante muito tempo, essa facilidade e a redução de custos propiciada pelo uso da infraestrutura de parceiros especializados, além do fato de a nuvem possibilitar o acesso a aplicações corporativos em qualquer local, pela internet, seduziu os gestores que começaram a migrar para esse ambiente. Hoje, Oliveira comenta que o papel dessa plataforma é ainda mais estratégico. "Cloud é muito mais que uma infraestrutura de serviços, é uma habilitadora da transformação digital das empresas", afirma.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO