Porto Alegre, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016. Atualizado às 23h10.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
33°C
23°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9490 3,9510 1,78%
Turismo/SP 3,7500 4,1300 1,19%
Paralelo/SP 3,7500 4,1300 1,19%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Gestão Notícia da edição impressa de 23/02/2016. Alterada em 22/02 às 21h15min

Superintendente do Trabalho assume em momento desafiador

MARCO QUINTANA/JC
Dirigentes de entidades de classe, da sociedade civil e de sindicatos estiveram presentes

Marina Schmidt

A solenidade de posse do novo superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Cláudio Fernando Brayer Pereira, realizada ontem, evidenciou a complexidade em mediar relações trabalhistas no atual contexto político-econômico do País. Presente na cerimônia, o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, sintetizou esse desafio. "Temos responsabilidades legais claras e uma agenda de trabalho em construção", declarou. Rossetto fez com que todas as vozes convergissem mencionando a importância da articulação entre representantes patronais e da classe trabalhadora. "Nossa responsabilidade é agilizarmos e constituirmos todos os espaços de mediação e regulamentação sindical, preservando aquilo que é estrita obrigação legal,e estimulando sempre a liberdade e a auto-organização dos trabalhadores e do setor empresarial."
Em sua primeira fala como superintendente, Pereira se dirigiu, primeiramente, aos servidores do Ministério do Trabalho, que não só acompanhavam a solenidade como entregavam panfletos no auditório, reivindicando melhores condições de trabalho. O manifesto dos auditores-fiscais do Trabalho alertava que a categoria está em greve contra o quadro reduzido de servidores, dificuldade de atendimento às denúncias por falta de infraestrutura e pelo fortalecimento da categoria.
"Enxerguem em mim um parceiro, uma pessoa que é colega de trabalho, muito mais do que chefe, e saibam que queremos resgatar aos poucos a dignidade dos funcionários no que diz respeito às suas condições de trabalho", incitou, sendo aplaudido na
sequência. Ao se direcionar para representantes empresariais e trabalhistas, o novo superintendente salientou o papel de mediação da pasta. "Eu acho que conflito sempre existem quando há interesses distintos, mas tudo depende de como encaminhamos esses conflitos: pode ser na ruptura ou na convergência. Eu acredito na convergência." Pereira é servidor da Secretaria da Agricultura e Irrigação do Rio Grande do Sul. Foi prefeito de Santa Vitória do Palmar por dois mandatos, presidente do Irga e chefe de Gabinete da Superintendência do Ibama no Estado. 
Representando a classe empresarial, o vice-presidente da Fiergs, Paulo Vanzetto, pediu, em nome do presidente Heitor Muller, para que sejam estabelecidas claras, transparentes e uniformes em relação à segurança do trabalho. Na sequência, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, reforçou o pedido dos servidores públicos para que o ministério seja dotado de mais recursos para realizar fiscalizações e mediações necessárias.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Sistema deve reduzir para até cinco dias prazo de abertura de empresas Evento discute avanços da governança corporativa Congresso na Capital discute o papel estratégico do executivo de finanças
Não é raro, ao se pensar nos profissionais do setor financeiro de empresas e órgãos públicos, logo associá-los à imagem de alguém imerso em cálculos e contas a pagar
Afif defende liberar compulsório de bancos para setor produtivo

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo