Porto Alegre, domingo, 21 de fevereiro de 2016. Atualizado às 22h44.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
34°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0210 4,0230 0,61%
Turismo/SP 3,7500 4,1800 0%
Paralelo/SP 3,7500 4,1800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Inovação Notícia da edição impressa de 22/02/2016. Alterada em 21/02 às 21h38min

Balança ganha novos recursos de automação

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Neto destaca recursos de rastreabilidade da TOP MAX SS Plus

Patricia Knebel

A Urano se prepara para colocar no mercado, em abril, um produto com funcionalidades inéditas as quais permitem a melhor gestão da automação no varejo. São três grandes diferenciais, a começar pelo novo padrão de bobina de etiquetas autoadesivas contínuo criado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa gaúcha.
O modelo elimina a necessidade de aquisição de mais de um tamanho de etiqueta para a rotulagem dos produtos pesáveis. Algo que parece simples, mas, na verdade, não é. Hoje em dia, é preciso colocar um volume específico de informações nas etiquetas de cada produto. Nos pães, as tags devem conter os dados nutricionais e a receita usada; nas carnes, orientar sobre como devem ser resfriadas. E assim sucessivamente.
Os supermercados - que possuem centenas de variedades de produtos - geralmente precisam adquirir vários tamanhos de etiquetas. "Com esse sistema de rolo único, é possível adotar um único padrão de bobina para todos os setores da loja, o que reflete em uma maior economia de despesas com suprimentos", explica o presidente da Urano, Zenon Leite Neto.
Outra novidade importante da TOP MAX SS Plus foi o desenvolvimento de uma tecnologia que possibilita que a balança faça a impressão de etiquetas com QR Code e Databar. Os códigos possibilitam inserir informações sobre origem, lote, validade e outros dados sobre os produtos pesados ou pré-embalados. E, com isso, trazem uma série de benefícios do ponto de vista da rastreabilidade.
O QR Code passa a ser impresso na etiqueta de pesagem. O recurso possibilita que o consumidor, ao fazer a leitura do código com o seu smartphone, seja direcionado a um site com informações adicionais fornecidas pelo fabricante ou produtor. Ele poderá saber, por exemplo, a hora em que foi colhida a maçã que ele acabou de adquirir; ou conhecer melhor o produtor da carne que ele costuma comprar.
Já o Data Bar, padrão da Associação Brasileira de Automação (GS1), vem sendo cada vez mais usado na área de alimentos por fornecer informações como a origem da mercadoria, data de validade entre outros dados que ajudam a garantir uma maior segurança de compra e a venda dos produtos. O código tem dimensões reduzidas e maior capacidade de armazenar dados. Na operação de caixa pode-se ter o controle da data de validade de perecíveis e evitar a venda ao consumidor de produtos com data expirada, caso ainda não tenham sido recolhidos da gôndola do supermercado.
Tudo isso poderá ser impresso direto da TOP MAX SS Plus da Urano. "Essa balança que estamos lançando é inovadora até mesmo no mercado internacional e que vai ajudar na gestão do negócios do supermercadistas e do varejo alimentar de uma forma geral", comemora Zenon Leite Neto.
O equipamento é uma grande aposta da fabricante, que se prepara para tirar o pé do acelerador no lançamento de novos produtos, em função da crise. Mas, para os próximos meses, a perspectiva ainda é positiva, com crescimento esperado de 16% no ano. "Estamos lançando e consolidando produtos novos desenvolvidos nos últimos tempos, e isso vai gerar um impacto positivo nos nossos negócios em 2016", diz Neto. A Urano tem sede em Canoas e 132 funcionários, sendo 12 da área de P&D.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Gaúcho fatura R$ 4 milhões com espeto movido à pilha Técnica agiliza a criação de plástico biodegradável Solução avalia maturidade digital das companhias Novo sistema óptico monitora barragens

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo