Porto Alegre, terça-feira, 16 de fevereiro de 2016. Atualizado às 07h05.
Dia do Repórter.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
31°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9950 3,9970 0,15%
Turismo/SP 3,7500 4,1200 0%
Paralelo/SP 3,7500 4,1200 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Agronegócios Notícia da edição impressa de 16/02/2016. Alterada em 16/02 às 08h05min

Expodireto Cotrijal 2016 é lançada em Porto Alegre

LUIZ CHAVES/PALÁCIO PIRATINI/JC
Mânica (e) e Sartori participaram da solenidade no Palácio Piratini

O lançamento da 17ª edição da Expodireto Cotrijal 2016 ocorreu ontem, no Palácio Piratini, em Porto Alegre com a presença do governador José Ivo Sartori e do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. Durante a solenidade foram apresentadas a patrocinadores, autoridades e lideranças as novidades e inovações da feira, que acontece de 7 a 11 de março em Não-Me-Toque, e terá o lema 'Negócios que inspiram o amanhã'.
A expectativa é reunir 530 expositores brasileiros e estrangeiros de máquinas e equipamentos para agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar, serviços, instituições financeiras e entidades, vindos de aproximadamente 70 países, entre os quais Argélia e Moçambique, nações estreantes. Outra novidade é a ampliação de espaços no pavilhão da Agricultura Familiar, que contará com um total de 220 estandes - 43 a mais que na edição anterior. Em 2015, a Expodireto Cotrijal teve R$ 2.182 milhões em negócios.
"Num momento onde só se fala em crise, a Cotrijal vai atrás de novas oportunidades para negócios e de inovação tecnológica. Se repetirmos os resultados de 2015, vamos ficar bastante satisfeitos", afirmou otimista o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, ao se pronunciar. Ele acredita também que a presença das maiores montadoras na feira, deve fazer toda a diferença na edição deste ano.
Mânica reforçou ainda que o uso de tecnologias somada a assistência tem contribuído para recordes nas lavouras atendidas pela cooperativa. "Na soja, em 15 anos, tivemos um crescimento de produtividade de 40% em relação ao Estado. No milho, os resultados são ainda melhores. O produtor da Cotrijal colhe 50% a mais do que os demais. Isso é uso de tecnologia. É fruto de um trabalho constante da assistência", frisou.
O governador afirmou que a feira é uma expressão do Rio Grande que dá certo, expande e vai para a frente. "Nós também achamos que a Expodireto já é um patrimônio dos gaúchos. Estou aqui para dar o exemplo de como o Estado acredita na Cotrijal e na feira que é uma das maiores vitrines do setor em inovação e tecnologia", disse. Sartori também prometeu participar da inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal, no dia 23 deste mês.
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, acredita que a Expodireto será mais uma grande oportunidade para que o produtor conheça as novas tecnologias em máquinas e equipamentos. "Este é um momento de oportunidade onde os agronegócios gaúcho, brasileiro e mundial se encontram reunidos durante a feira. Isso gera oportunidades de negócios e esperamos que os produtores façam suas compras necessária, como a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas."
Durante os dias de evento acontecerão tradicionais debates como o Fórum do Milho, no dia 7 de março, que analisará preços futuros e redução de estoques, e o Fórum da Soja, no dia 8, que abordará o cenário econômico e as perspectivas para o mercado. No mesmo dia, ocorre o Fórum Estadual do Solo e da Água, promovido pela Secretaria da Agricultura.
O troféu Semente de Ouro homenageará o atual vice-presidente do BRDE, Odacir Klein. A premiação visa valorizar pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e do agronegócio.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Fiscais reagem com apitaço ao novo superintendente do Mapa no Estado Troca de comando na SFA/RS frustra fiscais Exportação agrícola gaúcha cai 6,1% Simvet/RS quer agilizar exames para o mormo

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo