Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 09 de Fevereiro de 2016 às 22:04

Apesar da crise, consumo de espumantes no Brasil cresce 16,5% até novembro

 PROCURA POR PRODUTOS PARA A CEIA DE ANO NOVO NO MERCADO PÚBLICO    NA FOTO: CHAMPANGNE E ESPUMANTES

PROCURA POR PRODUTOS PARA A CEIA DE ANO NOVO NO MERCADO PÚBLICO NA FOTO: CHAMPANGNE E ESPUMANTES


JONATHAN HECKLER/JC
Apesar de a economia enfrentar a pior recessão dos últimos 25 anos, o brasileiro ainda parece estar encontrando motivos para comemorar - e estourar garrafas de espumante. As vendas do produto nacional subiram 16,5% de janeiro a novembro do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Vinícolas nacionais de médio e grande porte, como a Miolo e a Casa Valduga, estão apostando cada vez mais suas fichas no produto, que cresce a taxas bem mais generosas do que os vinhos finos, cuja produção avançou 4% no ano passado.
Apesar de a economia enfrentar a pior recessão dos últimos 25 anos, o brasileiro ainda parece estar encontrando motivos para comemorar - e estourar garrafas de espumante. As vendas do produto nacional subiram 16,5% de janeiro a novembro do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Vinícolas nacionais de médio e grande porte, como a Miolo e a Casa Valduga, estão apostando cada vez mais suas fichas no produto, que cresce a taxas bem mais generosas do que os vinhos finos, cuja produção avançou 4% no ano passado.
Ao contrário do que ocorre nos vinhos tintos, em que há uma espécie de preconceito em relação ao produto nacional, o espumante fabricado no Brasil domina as vendas no País. Segundo Dirceu Scottá, presidente do Ibravin, 80% do consumo local de espumantes é abastecido pelas vinícolas nacionais. No vinho fino, com a concorrência mais forte do produto da Argentina e do Chile, a situação se inverte: o produto brasileiro só responde por 20% do consumo total.
Apesar da recente alta de impostos para o setor, as vinícolas esperam que a tendência de alta do dólar reforce ainda mais a vantagem de preço do produto brasileiro. Na vinícola Miolo, que fatura R$ 150 milhões por ano, o trabalho do diretor executivo Danilo Cavagni, que chegou à empresa há dois anos, depois de 38 anos na Chandon, é implantar a cultura do espumante, cujo mercado está mostrando bem mais resiliência à crise.
Para aumentar a produção do produto tipo moscatel - de paladar mais doce, que cresceu 22,6% até novembro de 2015 -, a empresa abriu uma fábrica no município baiano de Juazeiro, que fica no segundo maior centro produtor vinícola do País, atrás do Rio Grande do Sul. "A vantagem do Nordeste é que lá eu consigo produzir espumante moscatel o ano todo, enquanto aqui no Rio Grande do Sul estou preso a uma safra por ano", explica Cavagni.
A reputação do produto nacional vem sendo trabalhada de diferentes formas. Além de prêmios internacionais conquistados por rótulos como Cave Geisse, Rio Sol e Casa Valduga, as empresas também investem em ações de ma-keting voltadas para celebrações (como formaturas e casamentos). Outro ponto de apoio de construção de reputação é o enoturismo. No Estado, as vinícolas Miolo e Valduga receberam mais de 200 mil turistas, cada uma, em 2015.
Os negócios que apostaram na força do espumante tiveram bom resultado em 2015. Na Casa Valduga, que produz cerca de duas milhões de garrafas, a expansão da receita foi da ordem de 20%, diz o presidente do Grupo Famiglia Valduga, Juarez Valduga. No ano passado, além de lançar uma operação própria de e-commerce, a companhia separou os produtos da linha .Nero em uma divisão própria. Em 2016, a empresa cogita testar um modelo de venda de vinho porta a porta.
Do ponto de vista da distribuição, as empresas se posicionam de diferentes formas. Enquanto a Casa Valduga está disponível em restaurantes, bares, lojas de vinhos e só em alguns supermercados, marcas como a Miolo e a Perini se dedicam ao grande varejo. À medida que o consumo se sofistica, as empresas lançam linhas de produtos para diferentes bolsos: a Miolo tem a segunda linha Almadén (adquirida em 2009 da francesa Pernod Ricard), a Perini tem a Casa Perini, e a Valduga, a .Nero.
O grupo de luxo LVMH mantém a produção dos espumantes Chandon no Rio Grande do Sul. Ao contrário da maior parte das vinícolas familiares, que atuam principalmente com parreirais próprios, a multinacional francesa terceiriza a maior parte de suas videiras. A companhia produz cerca de três milhões de garrafas no País.
No ano passado, o crescimento da Chandon, vendida exclusivamente no Brasil, foi de 9% em relação a 2014, segundo o diretor-geral da Chandon do Brasil, Sérgio Degese. Os produtos são vendidos no varejo a partir de R$ 67 a garrafa - mais do que o dobro do valor de entrada dos produtos de vinícolas como Miolo e Salton.
Hoje, segundo o Ibravin, o consumo per capita de vinhos no Brasil está ao redor de 2 litros por ano, contra 16 litros do Chile, 27 da Argentina e 30 do Uruguai. No caso dos espumantes, estabelecer o hábito é um dos desafios das vinícolas. Segundo o Instituto do Vinho, a sazonalidade do consumo diminuiu, com cerca de 40% das vendas concentradas nos meses de novembro e dezembro. As vinícolas, porém, afirmam que o peso do Réveillon para o espumante no Brasil ainda é maior, de 50%.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO