Porto Alegre, quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016. Atualizado às 15h16.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
32°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8770 3,8790 1,04%
Turismo/SP 3,7500 3,9900 3,85%
Paralelo/SP 3,7500 3,9900 3,85%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 04/02/2016

Contabilistas querem melhorar o Refis Poa

MARCO QUINTANA/jc
Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS, quer mudanças tributárias

Representantes dos contabilistas, depois de encontro com o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), e com o secretário municipal da Fazenda, Jorge Tonetto, estão elaborando documento com propostas de mudanças do Refis Poa, instrumento que facilita acertar dívidas com o município. De acordo com o presidente do Sescon-RS, Diogo Chamun, muitas empresas gostariam de regularizar suas pendências com a prefeitura, mas os atuais instrumentos e as alíquotas atuais não permitem isso. Melo afirmou que a prefeitura não deseja perder empresas para outros municípios que praticam tributação menor, mas alertou que as mudanças só valerão em 2017. A pauta de reivindicações está sendo elaborada pelo Sescon-RS, CRC-RS, Sindiconta e Ibracon.

Caxias do Sul

O comércio de Caxias do Sul registrou queda de 29,15% em suas atividades em 2015. É o resultado direto da crise da indústria local, que levou ao desemprego 14.171 trabalhadores, segundo Maria Carolina Gullo, assessora de economia e estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local.

FGTS

O Conselho Curador do FGTS marcou reunião extraordinária para o dia 26 deste mês, para debater as medidas anunciadas durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, quando a presidente Dilma Rousseff deixou claro que pretende usar dinheiro do fundo, que pertence aos trabalhadores. Centrais sindicais estão se mobilizando para que o Conselho Curador diga não, mas como seu coordenador é o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, é difícil que os conselheiros resistam.

Verão Agas

O projeto Verão Agas chegará à praia de Capão Novo dia 10 de fevereiro, com oficinas e cursos gratuitos até o dia 13. A carreta já passou por cinco balneários.

Embargo

Em vistoria no complexo Usina Termelétrica Presidente Médici (UTPM), da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica - Eletrobras (CGTEE), em Candiota, analistas ambientais da Coordenação de Energia Elétrica, Nuclear e Dutos e do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama/RS identificaram a presença de óleo e resíduos oleosos na lagoa de decantação e depósitos irregulares. Embargaram os galpões, multaram a empresa em R$ 200 mil e deram-lhe 30 dias para regularizar a situação.

Estácio

A universidade Estácio disponibilizou mais um polo EaD em Porto Alegre, no bairro Passo D'Areia (rua Tupi, 200). São ofertados cursos 100% EaD de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, entre outros. As inscrições para os cursos EaD e presencial já estão abertas e podem ser feitas pelo site inscricoes.estacio.br ou pela central de atendimento 4003-6767.

Supermercados

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial, realizará, em 2016, a 16ª Expo Supermercados - Feira de Negócios com exposição num supermercado modelo montado especialmente para o evento. Clóvis Polese, o organizador, informa que, desde 2000, já realizou 80 edições. A primeira edição deste ano será entre 13 e 14 de abril, no Clube Comercial Sarandi, em Porto Alegre. Depois, entre 17 e 18 de maio, em Novo Hamburgo, e entre 13 e 14 de setembro, em Passo Fundo.

Fumo

As campanhas mundiais contra o fumo preocupam os gaúchos, porque entre os municípios com lavouras de tabaco, segundo o Sinditabaco, os cinco maiores produtores estão no Rio Grande do Sul: Venâncio Aires (4.532 propriedades rurais), Canguçu, São Lourenço do Sul, Santa Cruz do Sul e Candelária. No final do ano, na Índia, haverá mais um encontro mundial reunindo adversários e defensores do tabaco, coordenado pela Organização Mundial da Saúde, que combate o uso do fumo.

Iluminação

Os veranistas que vão ao Litoral Norte, pela rodovia Porto Alegre-Osório, à noite, aprovaram a iluminação dos primeiros 19 quilômetros, até Gravataí. Também foi concluída a primeira etapa da quarta faixa, na mesma extensão. A expectativa é quanto tempo vai durar a boa iluminação.

Contra o vento

Os organizadores do 1º Simpósio Gaúcho da Madeira estão usando uma frase do famoso primeiro ministro inglês na Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, para incentivar os empresários a investir durante a crise. "As pipas sobem mais alto contra o vento, não com ele", dizia Churchill. O seminário será em 16 e 17 de fevereiro, em Caxias do Sul.

Tomando pé

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, continuou, ontem, se encontrando com produtores rurais gaúchos. Em Pelotas, reuniu-se com o Colegiado Territorial Zona Sul, com representantes da cadeia produtiva do leite e do pêssego, conheceu as ações de pesquisa em agricultura familiar da Embrapa Estação Experimental Cascata e visitou a agroindústria da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul).

O Dia

  • Hoje é o Dia Mundial do Câncer.
  • Primeiro Zoom do Varejo de 2015, às 8h30min, no Teatro CIEE, sobre inovações apresentadas na NRF, em Nova Iorque.
  • Celulose Riograndense oficializa, às 11h, em Guaíba, novo acesso privado, que faz ligação direta entre a planta industrial e a BR-116, com 4,3 km, para uso exclusivo no transporte de madeira, celulose, papel, resíduos e equipamentos.
  • Márcia Tolotti fará palestra sobre finanças pessoais, às 18h30min, na CIC Caxias do Sul.
  • O Intercity Premium Hotel Caxias do Sul está pronto para a 31ª Festa da Uva, de 18 de fevereiro a 6 de março. Investirá em decoração e gastronomia alusiva à maior festividade da cidade.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Apoio federal para a ovinocultura no Sul Gaúcho levará projeto vitorioso a Los Angeles Safra das azeitonas começará em fevereiro Savanah, mais um exemplo portuário

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo