Porto Alegre, terça-feira, 16 de fevereiro de 2016. Atualizado às 10h04.
Dia do Repórter.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
31°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0110 4,0130 0,40%
Turismo/SP 3,7500 4,1400 0,48%
Paralelo/SP 3,7500 4,1400 0,48%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter


Observador

Notícia da edição impressa de 16/02/2016

Pode piorar I

A crise mostra seus tentáculos quando, depois de uma série de indicadores negativos divulgados em sequência, o desemprego bate à porta das fábricas. E acentua seu poder destrutivo quando grandes players mundiais, com relacionamentos quase centenários com o Brasil, saem de cena. Caso da Souza Cruz, que fechou a unidade de Cachoeirinha, e da Robertshaw, que deu adeus à Caxias do Sul. Ou da recém-chegada Manitowoc, em Passo Fundo, que aportou aqui acreditando que ajudaria, com seus potentes guindastes, a erguer a economia. Não ficou três anos e já está de partida. A crise está fugindo ao controle do governo, vamos para o segundo ano seguido de recessão, algo que não acontecia desde 1930, segundo a Consultoria Tendências.
Pode piorar II
Se considerarmos o varejo, são milhares de pequenos negócios distribuídos pelo território nacional baixado as cortinas, mas nossa percepção de que tudo é bem pior do que parece só cresce quando uma rede com a tradição de uma Bronzatto, com 56 anos de mercado, baixa as cortinas. O pior é que, se nada for feito para derrubar a inflação e melhorar as condições de crédito, outras seguirão o mesmo caminho, aumentando a legião de desempregados.
Braskem Maxio
Com objetivo de garantir maior qualidade em seus produtos para sua carteira de clientes, a Braskem entregou ao mercado a Braskem Maxio, família de resinas que alia sustentabilidade, tecnologia e inovação. O resultado é uma maior produtividade com redução de consumo de energia no processo. A marca exclusiva da petroquímica hoje é utilizada em alguns ventiladores da Arno, do Grupo SEB, consórcio francês que produz eletroportáteis. De acordo com o Gerson Aversa, gerente de compras do Grupo SEB, a matéria-prima reduziu em 8% o tempo de produção das peças e em 16% o peso, sem qualquer perda das propriedades finais do produto.
Aedes aegypti
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realiza os últimos testes toxicológicos da nova geração de um bioinseticida capaz de matar as larvas do mosquito Aedes aegypti - transmissor de dengue, febre chikungunya e zika - sem prejudicar a saúde das pessoas e dos animais domésticos. Chamado Inova-Bti, o produto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA) e poderá ser um importante aliado na eliminação do inseto. A Embrapa continua sendo uma das instituições públicas mais respeitadas do Brasil, haja vista a contribuição que deu a agronegócio gaúcho.
Gaúcho é bom de compra
Pesquisa da Ilumeo para a agência Nova/sb identificou quatro perfis de comportamento: 'smart buyer' ou dedicados e planejados (49%), pé no chão (26%), sobrevivente (17%) e ostentação (8%). Dedicados e planejados é o segmento que mais usa tecnologias e é o mais disposto a abrir mão da conveniência por um desconto. "Disciplinado", segundo a pesquisa, "o gaúcho se destaca, superando a média brasileira em cinco pontos percentuais (54% dos gaúchos têm o perfil smart buyer)".
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Sete anos de Pop Center
O Pop Center, de Porto Alegre, ex-camelódromo, está consolidado, quando completa sete anos nesta terça

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo