Porto Alegre, quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016. Atualizado às 23h31.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
31°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9180 3,9200 1,70%
Turismo/SP 3,8500 4,1500 0,95%
Paralelo/SP 3,8500 4,1500 0,95%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter


Observador

Notícia da edição impressa de 04/02/2016

As casas inteligentes

O tema central da Feira Industrial de Hannover 2015 foi a internet das coisas (na sigla em inglês, IoT), que de lá para cá vem se consolidando no mundo, e que os especialistas apontam como o foco tecnológico também para 2016. Fornecedores como Google, Amazon e Microsoft se alinham para se tornarem os pontos de conexão entre os usuários e a IoT - o fornecedor será o intermediador de cada interação: pessoa com as máquinas e as tecnologias em torno do usuário. A competição será principalmente para desenvolver casas inteligentes, pois esse é o primeiro lugar em que a internet das coisas se tornará realidade para os consumidores. O fornecedor que dar a largada em 2016 irá arcar especialmente com o desafio da segurança.
Nas horas vagas
O Uber, que continua irregular em Porto Alegre, é para muitos uma segunda fonte de renda. Como no caso de um funcionário de banco, que das 18h às 24h vira motorista de Uber. Neste período, ele chega a fazer até 25 pequenas corridas já sem maior animosidade de taxistas e nas quais participa com 25% do faturamento.
Fora das capitais
Praticamente saturadas com shoppings, as capitais cedem os novos centros para o interior. Dos 30 novos shoppings a serem anunciados neste ano, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 23 se localizarão fora. A entidade prevê ainda que os shoppings atuais irão apostar mais de R$ 14 bilhões em novos projetos e expansões, 12% de seus orçamentos.
Mais burocracias
Quanto mais se fala em desburocratizar, mais obstáculos a administração pública federal cria. Tantos que o que menos se faz hoje nas empresas de contabilidade é contabilidade, como contou uma contadora. A maior parte do tempo ela tem que se ocupar em atestar e fazer declarações para a administração pública.
A Savarauto cresce
A Savarauto Mercedes-Benz cresceu 49,8% em 2015, graças principalmente aos lançamentos da marca. A concessionária tem cinco lojas distribuídas por todo o Estado, sendo que a quinta abriu no mês de dezembro, em Passo Fundo. Além da Mercedes-Benz, ela vende Toyota, Jeep e Chrysler, totalizando 12 lojas no Estado.
Investimento no mercado dos EUA
A Full Gauge Controls, de Canoas, encerrou sua 15ª participação na AHR Expo com bons resultados. Foi a única brasileira do segmento de controladores a expor com estande próprio no evento, realizado no final de janeiro, em Orlando, nos EUA. Durante a feira, a Full Gauge Controls já colocou em prática um de seus objetivos para 2016: investir no crescimento da marca no mercado norte-americano. As exportações, que absorvem atualmente 50% da sua produção, apresentaram crescimento de 14% em 2015. Durante este ano de 2016, a empresa pretende investir ainda nos mercados de países como Alemanha e Austrália.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Automação residencial
A Exatron, de Porto Alegre, decidiu lançar, neste ano, uma linha exclusiva para automação residencial

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo