Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Adega

- Publicada em 25 de Fevereiro de 2016 às 22:16

Frustração na safra

adega - foto 1 e abertura

adega - foto 1 e abertura


CASSIUS A. FANTI/DIVULGAÇÃO/JC
Enquanto se fala em frustração da safra, a Garibaldi toca sua colheita. As uvas Chardonnay e Pinot Noir já estão na vinícola, nos próximos dias chegarão as Trebbiano e Moscato. O enólogo Gabriel Carissimi estima processar 10 mil toneladas de uvas, 2 mil apenas para espumantes: "São 60% de uma safra normal, mas sem perda na qualidade".
Enquanto se fala em frustração da safra, a Garibaldi toca sua colheita. As uvas Chardonnay e Pinot Noir já estão na vinícola, nos próximos dias chegarão as Trebbiano e Moscato. O enólogo Gabriel Carissimi estima processar 10 mil toneladas de uvas, 2 mil apenas para espumantes: "São 60% de uma safra normal, mas sem perda na qualidade".
Com tantas hamburguerias surgindo na cidade, forçosamente alguma delas iria lançar vinhos para harmonizar com sua especialidade. Não por acaso, o dono do Haus Burger Bar é sommelier; e o branco Wein Haus (à esq.) vem somar-se ao Tannat, já disponível na casa, ambos de produção da Guatambu. Rua Doutor Prudente de Moraes 555, Chácara das Pedras.
A chilena Santa Carolina (abaixo) ganhou um presente aos 140 anos: o prêmio da revista Wine Enthusiast como "Melhor Vinícola do Novo Mundo". A cerimônia ocorreu em jantar de gala, na Biblioteca Pública de Nova Iorque, no qual foram servidos, entre outros vinhos, o Santa Carolina Reserva Sauvignon Blanc 2015 e o Carmenère Herencia 2010. No Brasil, importação da Porto a Porto.
Para agendar: dias 22 de março em Porto Alegre e 4 de abril em Florianópolis, a centenária Peterlongo participará do Circuito Brasileiro de Degustação. Serão oferecidos oito produtos (foto), entre os quais os espumantes Armando Peterlongo Brut (da Linha Vintage) e Elegance. A promoção é do Instituto Brasileiro do Vinho.

Via e-mail

adega - foto 1 e abertura

adega - foto 1 e abertura


CASSIUS A. FANTI/DIVULGAÇÃO/JC
Já observaram como estão surgindo especialistas em bolos pela cidade? Há uma loja na esquina das ruas Giordano Bruno e Cabral, outra na Fernandes Vieira próximo à avenida Oswaldo Aranha, mais uma na av. Cristóvão Colombo, quase esquina com a Doutor Timóteo e uma quarta, na rua Câncio Gomes, pertinho da avenida Cristóvão Colombo. Parece existir uma tendência, não?
Terça-feira passada, em Dubai, foi lançado o livro Angus Brazilian Beef Gourmet. São 100 páginas, com informações sobre a produção da carne Angus no Brasil e suas potencialidades culinárias. O fotógrafo Eduardo Rocha e o chef Felippe Sica participaram do projeto, que selecionou 15 receitas como a desse steak au poivre (foto).
Programa para o domingo, das 9h às 18h: passar o dia na Estância Gourmet Viamonte. No almoço, entre as sete atrações estarão o costelão 12 horas e três tipos de linguiças, produzidas durante o curso (opcional) que o chef José Luiz de Souza irá ministrar pela manhã. Informe-se: www.estanciaviamonte.com.br ou (51) 3108-7034.
Chef espanhol Albert Adrià estará em São Paulo nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Vai palestrar no Congresso Mesa Tendências, que acontecerá dentro da Semana Mesa SP. O evento recebe cerca de 12 mil pessoas em cada uma de suas edições.

Geleia de pimenta, não perca!

Incluo-me entre seus mais entusiasmados apreciadores. Suave, saborosa, a pimenta biquinho carrega consigo mais um atributo: é linda, na forma e na cor, um elemento decorativo que enriquece qualquer prato. Lembro-me de um jantar em que a apresentei a um grande grupo de amigos, encimando uma entrada à base de siri: "É só para olhar?", perguntava um, fascinado. "Mas não é ardida, desse tamanho dá para comer?", questionava outro. Claro que sim, pode-se usá-la ao lado ou em vez de azeitonas, por exemplo, para acompanhar cervejas geladas. Ou em receitas como a que está abaixo, enviada pela Castelo Alimentos, como sugestão para usar em canapés, folhados ou sanduíches.

Geleia de pimenta biquinho

Ingredientes:
  • 150g de pimenta biquinho em conserva
  • 2 a 4 maçãs médias com casca e sem sementes
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 pimenta dedo de moça fresca
Modo de preparo:
  1. Escorrer o líquido da pimenta biquinho em conserva, lavar cada uma em água corrente.
  2. Em um liquidificador, bater pimentas, maçãs, sal e açúcar.
  3. Passar a mistura por uma peneira e levar ao fogo para reduzir.
  4. O ponto da geleia é igual ao de brigadeiro: estará pronta quando começar a desgrudar do fundo da panela.
Observação do colunista - A quantidade de maçãs irá determinar o sabor da geleia: quem desejar amenizar o gosto das pimentas deve usar três ou quatro maçãs. Pessoalmente, prefiro não suavizar tanto, utilizo apenas duas.