Porto Alegre, segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016. Atualizado às 22h36.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
29°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0020 4,0040 0,10%
Turismo/SP 3,8000 4,1400 0,24%
Paralelo/SP 3,8000 4,1400 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 01/03/2016

Cavalo com aviso

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

Sempre tem um folgado que quer dar uma de engraçadinho e pergunta se pode montar no cavalo. Ou até tenta. Se o cavalo fosse de verdade, o piadista correria o risco de levar um coice. Como não é, tem que botar o aviso. A loja fica na Félix da Cunha, do outro lado do Shopping Moinhos.

Vícios de direção

Se um proprietário de lotação viajasse algumas vezes como um anônimo passageiro, ficaria com os cabelos em pé com o comportamento de alguns motoristas. Entre os vícios mais comuns, acelerações quando o sinal está fechando à frente. Em um ano, quanto isso dá em diesel, freios, suspensão e pneus?

Sem solução

Matéria publicada domingo, no Estadão, dá calafrios: a possibilidade de o Brasil quebrar como nos anos 1980. Com a previsão de mais um tombo na economia em 2016, a arrecadação despenca, e as contas públicas não param de inchar. Apenas uma área registrou uma leve contração, a dos programas sociais.

Cui Prodest?

A quem interessa a não autonomia funcional e financeira da Polícia Federal? A nota assinada pela Associação Nacional da Polícia Federal alerta sobre essa limitação. Ainda mais agora, com a saída de José Eduardo Cardozo (PT) do Ministério da Justiça. E saiu na pressão.

Vontade política

Mudar legislação penal é difícil, pelo menos enquanto o Congresso Nacional não tiver a tal de vontade política de impor mudanças. Não no afogadilho, mas com o envolvimento do Judiciário, MP e órgãos de segurança.

A banalidade do mal

Poucas vezes se viu tanta revolta como esse infame assassinato de uma mulher apenas porque chorou depois de ser assaltada. É a banalidade do mal da pensadora alemã Hannah Arendt em grau superlativo.

Faixa de Gaza do B

O alerta do presidente do Simers, Paulo de Argollo Mendes, sobre o risco de o Postão da Vila Cruzeiro fechar por causa dos constantes tiroteios, infelizmente, é uma forte possibilidade. Além da população, quem pode tirar a razão dos profissionais da saúde que lá trabalham?

Números gregos

A economia da Grécia cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2015. No começo deste mês, temia-se contração de 0,6%. Em relação a 2014, o PIB caiu 0,8% em vez dos esperados 1,9%. Nada espetacular, mas melhorando. A Grécia, que ficou nas nossas manchetes por meses, desta vez poderia colocar o Brasil nas manchetes deles.

O sumiço dos sapos I

Leitor de Canela conta que os sapos sumiram da cidade. O fenômeno começou há cerca de um ano. O coaxar ao anoitecer e na madrugada sumiu. Predadores incansáveis de insetos em geral, incluindo moscas e mosquitos, os sapos desapareceram do meio urbano.
 

O sumiço dos sapos II

E não é só nas cidades. Em algumas regiões com aplicações massivas de defensivos agrícolas também. O fim dos banhados mais o bombardeio químico deixa um quadro de alarme. Estamos destruindo nossos amigos. O único sapo que todo mundo acha simpático é o Caco, dos Muppets.
 

Mar de almirante...

Sempre fica um quê de melancolia a cada final da temporada de veraneio. Agora, é a vez dos famosos veranistas de março. O que estragou a temporada foram, basicamente, duas coisas: a falta de dinheiro e as águas vivas. Não houve mar mais limpo em anos e anos, outra característica deste veraneio.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/02/29/206x137/1_cco_7997-444413.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56d4baf33ca14', 'cd_midia':444416, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/02/29/480x320/1_cco_7997-444413.jpg', 'ds_midia': ' ', 'ds_midia_credi': 'BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '320', 'align': 'Left'}
Beto Rodrigues/Divulgação/JC

...na temporada 2016

A queixa do comércio formal e informal das cidades do Litoral foi generalizada, embora, em alguns segmentos, a crise tenha passado longe. A hotelaria foi um deles, pelo menos nas cidades em que os argentinos se fizeram presentes.
 

Miúdas

  • QUEM optou por voltar do Litoral ontem antes das 7h30min pegou a freeway quase deserta.
  • LEITOR conta que entrou na autoestrada pouco depois das 7h. Foi quase sozinho até o km 54.
  • BUFÊS de comida a quilo estão mantendo os preços, mas reduzindo funcionários e variedade.
  • DOZE lâmpadas em três postes ficam acesas dia e noite na avenida Guaíba com a Guarujá.
  • "POSSO conciliar a literatura com a política, porque hoje a política tem muito de ficção." (José Sarney)

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Plano de ação De volta ao passado I Doação canina Os fios nossos de cada dia

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo