Porto Alegre, quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016. Atualizado às 10h00.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
37°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,0140 4,0160 0,55%
Turismo/SP 3,7500 4,1700 0,47%
Paralelo/SP 3,7500 4,1700 0,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht


Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 16/02/2016

Churrasco fluvial

BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC

Em matéria de lei de menor esforço, tem que tirar o chapéu para o cidadão que criou esse moinho colonial para virar espeto de churrasco aproveitando a correnteza do rio Maquiné. Para o assado não afundar, o Professor Pardal construiu uma churrasqueira flutuante. Muito bom, professor, muito bom.

Ainda o temporal

Mais de duas semanas depois do temporal, leitor informa que um pedaço de telha está preso em um galho de árvore na avenida Ganzo, quase esquina com a rua Cícero Ahrends, no Menino Deus. Perigo para carros e pedestres. Aliás, há vários registros, por toda cidade, de pedaços de placas, troncos etc. pendentes em árvores.

Manobra complicada

Fechada desde o temporal de outubro do ano passado, a rua Garibaldi teve parte reaberta para facilitar o acesso à Rodoviária, que antes só era possível via túnel. Mas, depois de sair da estação, só se pode acessar a Farrapos cortando o complicado fluxo que vem do túnel para depois dobrar à esquerda e buscar a Júlio de Castilhos. Até quando?

Videomonitoramento

Doze unidades de atendimento socioeducativo e a própria sede administração da Fase serão dotadas de sistema de videomonitoramento a um custo total de US$ 55 milhões, recursos do BID. Licitação em curso, informa a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH).

Soluções milagrosas

A cúpula do PT reuniu-se no domingo para buscar saídas para a crise econômica, entre outras pautas. Soluções para tirar um país do atoleiro são como vacinas, demoram anos. O resto é propaganda enganosa.

Por falar em informação...

...sempre se diz que vivemos a era da informação. Na realidade, vivemos a época da contrainformação. E dormir como com um barulho desses?

Todo mundo em pânico

As informações e contrainformações sobre o zika e as circunstâncias que cercam o Aedes são de deixar qualquer um zonzo. Ou em pânico. Uma hora o larvicida é o salvador da pátria, em seguida argentinos dizem que ele é o vilão, na contramão das pesquisas e da OMS.

A propósito

Quem desenvolveu o sistema de irrigação por gotejamento foi Israel. Em 1966, no Kibbutz Hatzerim assentamento israelense localizado no deserto de Negev , teve início o uso do primeiro sistema de irrigação por gotejamento do mundo.

Sem desvio

A Justiça Eleitoral absolveu o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach (PMDB), da acusação de ter desviado 40 toneladas de frango para a merenda escolar em 2005. A defesa de Rapach, que é também o atual prefeito do município, foi do Escritório Eliseu Padilha.

Semana de folga

Foi grande o número de mercadinhos/fruteiras que fecharam durante a semana do Carnaval, logo eles que raramente baixam as cortinas. Alguns fizeram reformas, porque Porto Alegre realmente esvaziou. Em suma, uns fecharam porque estão mal e outros porque estão bem, obrigado.

Produtividade com economia

A hortifruticultura protegida ganhará destaque especial durante a Festa da Uva 2016 no estande do Programa Juntos para Competir, parceria entre o Sistema Farsul, Senar-RS e Sebrae-RS. Não é uma estufa qualquer. Além de poder controlar o clima, a irrigação por gotejamento otimiza o uso da água e a economiza ao mesmo tempo.
{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/02/15/206x137/1_cco_7976-436027.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'56c20c4bd6345', 'cd_midia':436030, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/02/15/480x320/1_cco_7976-436027.jpg', 'ds_midia': ' pg3 estufa do senar-rs na festa da uva - VALE ESTA foto emerson foguinho.jpg  ', 'ds_midia_credi': 'EMERSON FOGUINHO /DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': ' pg3 estufa do senar-rs na festa da uva - VALE ESTA foto emerson foguinho.jpg  ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '320', 'align': 'Left'}
Emerson Foguinho/Divulgação/JC

ProjetoFecha Brasil I

Popularizada pelo economista PhD Arthur Laffer, a Curva de Lafer mostra que, quanto maior a carga tributária, menor a arrecadação e vice-versa. Um volume de impostos como os que devem ser pagos no Brasil aumenta a sonegação e até provoca fechamento de empresas e acentua a retração, especialmente num momento delicado como esse que vivemos.

ProjetoFecha Brasil II

Não precisa nem pesquisa ou auditoria. Basta a calculadora comum de celular para chegar à conclusão de que o governo federal faz uma força extraordinária para fechar o Brasil. Aliás, muito antes do novo aumento de alíquotas sobre chocolates, cigarros e rações (!) já se podia concluir que Brasília navega furiosamente na maionese.

Miúdas

  • PESQUISA do Ibope Inteligência mostra que 48% dos brasileiros acreditam que 2016 será pior que 2015.
  • NÚMEROS recentes lhes dão razão. Previsão é que o PIB tenha um baque de 3,33 negativo.
  • SE usuários de ônibus e lotações da Capital levassem dinheiro trocado para a passagem tudo fluiria melhor.
  • EM países europeus e nos EUA, não levar trocado é considerado desaforo.
  • CASO Neymar mostra, mais uma vez, que deixar familiares cuidarem de fortunas é uma má ideia.
  • IMPRESSIONA a estrutura de divulgação/promoção da cantora Cláudia Leitte em todo o País.



COMENTÁRIOS
Sergio - 16/02/2016 13h12min
Sem desvionn""A Justiça Eleitoral absolveu o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapach (PMDB), da acusação de ter desviado 40 toneladas de frango para a merenda escolar em 2005. A defesa de Rapach, que é também o atual prefeito do município, foi do Escritório Eliseu Padilha."" nGente, passaram 10 anos, até acusados já estão falecidos. Casos desses o prazo máximo deveria ser 6 meses. Sempre políticos e o povo com a pulga atrás da orelha.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
A obra do século Carnaval I Turismo com Pet Aranha contra o Aedes

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo