Porto Alegre, ter�a-feira, 09 de fevereiro de 2016. Atualizado �s 17h54.
Dia do Zelador.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
29°C
30�C
20�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,9090 3,9110 0,38%
Turismo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
Paralelo/SP 3,7500 4,0400 1,25%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

CINEMA Not�cia da edi��o impressa de 10/02/2016. Alterada em 09/02 �s 18h16min

Romance adaptado de David Ebershoff, A Garota Dinamarquesa chega com for�a ao cinema

UNIVERSAL PICTURES/DIVULGA��O/JC
Eddie Redmayne interpreta Lili Elbe em A garota dinamarquesa, com estreia amanh�

Ricardo Gruner

Se a história de Lili Elbe, uma das primeiras pessoas no mundo a passar por cirurgia de confirmação de gênero, chega com força no cinema, muito deve-se ao desempenho dos dois artistas que protagonizam A garota dinamarquesa. Eddie Redmayne (vencedor do Oscar no ano passado por A teoria de tudo) concorre novamente à estatueta de melhor ator. É ele quem interpreta a personagem-título, que nasceu como Einar Wegener. Já seu par em cena é Alicia Vikander, uma das favoritas ao prêmio de atriz coadjuvante por interpretar a esposa de Einar, Gerda Wegener - um papel tão importante que faz com que o termo "coadjuvante" seja quase uma afronta.
Dirigida por Tom Hooper (O discurso do rei e Os miseráveis), a obra foi adaptada do romance homônimo escrito por David Ebershoff e inspirado em história real. O resultado é um drama delicado e inspirador - cuja essência já é importante o suficiente para receber atenção, mas com um acréscimo de qualidade a partir de sua dupla central.
A narrativa começa na Copenhague de 1926, quando Lili ainda vivia como Einer e, junto a Gerda, formava um casal de artistas. Um dia, para finalizar um retrato, Gerda pede ao marido que ele substitua uma modelo ausente - usando os sapatos da garota e segurando um vestido. Desse momento em diante, Lili começa a despontar como uma manifestação cada vez mais verdadeira, e Einer passa a levar sua vida como uma mulher.
Ao abordar este contexto, o roteiro, assinado por Lucinda Coxon, promove um conto sobre autenticidade e respeito às diferenças. E, ironicamente, o longa-metragem foi até banido em alguns países - uma demonstração do quanto a bandeira da tolerância ainda deve ser levantada.
O cerne do filme, entretanto, está mais no íntimo do que no social. Além das descobertas da protagonista, o título explora com frequência o relacionamento dela com Gerda - e como esta última reage às mudanças em sua casa. Se antes a personagem interpretada por Alicia Vikander tinha um cônjuge atencioso que a amava e a quem ela amava, depois ela ganha uma musa inspiradora. E, mais do que isso, a retratista também segue tendo papel fundamental na vida da companheira.
Para convencer o público que se trata de um enredo crível, a produção dá espaço para que os dois atores apresentem diversas facetas da dupla de protagonistas. Nesse sentido, a evolução da segurança dos movimentos de Lili é notória; e a performance de Eddie Redmayne, completa. A composição apresentada pelo intérprete abraça diversas nuanças através de gestos, expressões e voz. E pode-se dizer que Tom Hooper fez ótimo trabalho com os atores, porque os mesmos elogios valem à principal atriz do elenco. Ao menos no recorte proposto pela ficção, Gerda é um exemplo de ser humano, e Alicia mostra-se disposta e corajosa para entregar tudo por aquilo que sua personagem acredita ser certo.
Ao mergulhar neste relacionamento, Tom Hooper abre mão quase que totalmente de outras questões pertinentes - como o preconceito, por exemplo. No entanto, essa opção torna o filme mais leve, uma característica que pode ser vista de duas formas: como decisão política para tornar a narrativa mais acessível (e vender ingressos); ou como decisão artística para valorizar o amor, a ternura e a aceitação.
E por falar em arte, não deixa de ser conveniente e curioso que Einar se sustentasse a partir do pincel. Ao abandonar a rotina como homem e deixar o cavalete para trás, Lili pode encarar sua nova vida como o mais belo fruto de uma expressão artística - e a glória de estar bem consigo mesma é muito maior do que as provindas dos bosques e paisagens que pintava.
O elenco ainda inclui Matthias Schoenaerts (Ferrugem e osso), Ben Whishaw (dos mais recentes 007) e Amber Heard (Diário de um jornalista bêbado). No Oscar, o título também figura na lista dos concorrentes ao prêmio de melhor figurino.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Gravata� ter� cinema a partir de mar�o Irm�s A 5� onda

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo